Economia sustentável: finanças verdes ganham força em meio à urgência da questão climática

As enchentes na Europa deixam cada vez mais clara a urgência da crise climática e a necessidade de financiamento para transição das economias para baixo carbono e mitigação de riscos contra eventos extremos. No Cashless dessa semana, falamos sobre como o mercado de finanças verdes tem evoluído para atender a essas necessidades.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

Tornar as economias sustentáveis é  cada vez mais uma necessidade internacional em meio ao agravamento da crise climática, evidenciado no mês de julho pelas enchentes que deixaram rastros de destruição física e social pela Europa.

A necessidade de respostas cada vez mais rápidas e ambiciosas para combater a mudança climática e se proteger de seus efeitos, já irreversíveis no curto prazo, demanda grande volume de financiamento para a transição para economias sustentáveis. Tudo isso tem sido apontado por autoridades, como Janet Yellen, do Federal Reserve (FED), e Christine Lagarde, do Banco Central Europeu (BCE), e foi reforçado pelas autoridades alemãs após as enchentes. 

No Cashless dessa semana, explicamos porque é importante para a transição para economias sustentáveis que haja um fortalecimento do mercado de finanças verdes, falamos sobre o crescimento no volume de operações sustentáveis no mundo e no Brasil explorando quais instrumentos têm sido favorecidos, e comentamos possíveis tendências para o futuro próximo do tema. 

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira mais detalhes sobre o assunto na Carta Propague.

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!