Educação financeira avança na Ásia através de plataformas digitais

A educação financeira é fundamental para que as pessoas tomem decisões financeiras mais inteligentes, além de ter sinergias importantes com a inclusão financeira. Nesse sentido, a disponibilidade de apps e sites especializados é uma ferramenta para tornar a população financeiramente consciente.
Educação financeira avança na Ásia através de plataformas digitais
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A educação financeira está se tornando mais importante do que nunca, afinal o mundo de hoje apresenta desafios e oportunidades financeiras complexas, além de mudanças constantes. Assim, a educação pode ajudar as pessoas a compreenderem conceitos básicos, tomando decisões financeiras informadas, o que ajuda a alcançar seus objetivos.

Sem o conhecimento adequado, as pessoas correm o risco de se endividarem excessivamente, escolhendo investimentos ruins e tomando decisões imprudentes que afetam negativamente a vida financeira a longo prazo.

Além disso, a educação financeira, também é importante para promover a inclusão e a igualdade de oportunidades. Uma vez que permite que as pessoas tenham acesso a serviços financeiros essenciais e aproveitem essas oportunidades disponíveis. Esse aspecto tem se tornado cada vez mais importante em um mundo marcado pela rápida digitalização dos serviços financeiros.

Por todos esses aspectos, a popularidade dos aplicativos (apps) de educação financeira tem crescido rapidamente nos últimos anos, e isso se deve à sua facilidade de uso e acessibilidade.

Esses apps podem estar disponíveis em smartphones, tablets ou sites, o que significa que as pessoas podem acessá-los em qualquer lugar e a qualquer momento. Vale lembrar, também, que muitos aplicativos são gratuitos ampliando ainda mais o público interessado.

Portanto, os aplicativos e plataformas de educação financeira podem desempenhar um papel importante na inclusão e na educação financeira, ajudando as pessoas a tomarem decisões informadas sobre suas finanças, desenvolvendo hábitos financeiros saudáveis.

Como plataformas e apps de educação financeira podem beneficiar a população?

Os aplicativos e plataformas de educação financeira oferecem uma ampla variedade de recursos, incluindo planejamento financeiro, controle de gastos, investimentos e planejamento de aposentadoria. Alguns aplicativos também fornecem informações sobre finanças pessoais, como dicas sobre orçamento e poupança e outros funcionam como plataformas de cursos virtuais, mais voltados para a qualificação de profissionais da área.

Ou seja, os aplicativos voltados para educação financeira podem ter uma vasta gama de objetivos. Como ampliar a inclusão financeira em grupos vulneráveis socialmente, qualificar a mão de obra para o sistema financeiro do futuro ou melhorar a gestão financeira das pequenas e média empresas (PMEs) que, em geral, tem dificuldade de acessar consultorias e serviços de gestão.

Já no caso de aplicativos para educação financeira infantil, em geral, as plataformas são interativas e têm um formato similar a um jogo, facilitando a compreensão e prendendo atenção do público-alvo.

Na Ásia, diversos países já têm iniciativas para desenvolver e estimular o uso dessas plataformas, como aliadas no processo de educação financeira.

Plataforma de educação financeira indiana é desenvolvida pelo Centro Nacional de Educação Financeira (NCFE)

Um exemplo interessante do uso de plataformas digitais com conteúdo para educação financeira está sendo colocada em prática na Índia por meio do Centro Nacional de Educação Financeira (NCFE)

O NCFE é uma empresa sem fins lucrativos promovida pelo Banco Central da Índia (RBI), pela Securities and Exchange Board of India (SEBI), pela Authority Regulatory and Development Authority of India (IRDAI) e pela Pension Fund Regulatory and Development Authority (PFRDA), sob a égide do Conselho de Estabilidade e Desenvolvimento Financeiro (FSDC), do Ministério das Finanças, do Governo da Índia e tem como objetivo promover a inclusão e a educação financeira na Índia.

Entre os seus programas, está uma plataforma e-Learning que cobre tópicos como bancos, mercados de ações, seguros e produtos de previdência. O curso é composto por 20 módulos, incluindo: Dinheiro e transações, registros financeiros e contratos, gerenciamento de renda e despesas, planejamento a longo prazo, redes de segurança financeira e seguros, fraudes e golpes.

O conteúdo do curso é baseado no livro Capacity Building for Financial Literacy Programmes (CABFLIP), principalmente com base no documento Core Competencies on Financial Literacy da OECD-INFE (International Network on Financial Education), além disso está disponível gratuitamente sendo necessário apenas fazer um registro no site da NCFE.

Educação financeira é uma prioridade antiga em Singapura

A Autoridade Monetária de Singapura (MAS), por exemplo, em parceria com a International Finance Corporation (IFC) e o United Nations Development Programme (UNDP), lançou, em 2022, um programa aberto de educação financeira para PMEs na Ásia e na África.

Denominado SME Financial Empowerment (SFE), o programa tem como objetivo ajudar as MPEs a obter educação financeira digital básica, sobretudo, em relação aos serviços financeiros transfronteiriços relevantes.

O SFE é estruturado e realizado em um portal digital operado pela Proxtera. Nesse portal, as partes interessadas podem acessar dois módulos de aulas, sendo um deles sobre conceitos e produtos financeiros básicos e o outro sobre como as PMEs podem se conectar à economia digital, aproveitando redes, serviços financeiros e soluções fintech para se expandirem internacionalmente.

Ainda sobre Singapura, é importante destacar que a educação financeira é um tema tratado há bastante tempo pelas autoridades da região. Desde 2003, governo singapuriano coloca em prática a campanha MoneySense que tem como objetivo promover as habilidades financeiras básica.

Anualmente MoneySense oferece programas de educação presenciais e em mídia de massa, além de serviços e ferramentas complementares para ajudar no planejamento financeiro. Uma das iniciativas permanentes da plataforma é o “Financial Health Check” que, a partir de perguntas sobre a saúde financeira, faz recomendações de materiais sobre educação financeira e indica ações imediatas a serem adotadas. Vale destacar que esse aplicativo é voltado apenas para cidadãos de Singapura.

Educação financeira é parte da Estratégia Nacional de Literacia Financeira malaia

Além Singapura e Índia, a Malásia também conta com uma plataforma voltada para educação financeira. O uLearnMoney é operada pelo grupo Money Compass Media e tem conta com o suporte governamental por meio da Estratégia Nacional de Literacia Financeira 2019-2023.

O uLearnMoney é voltado, principalmente, para jovens adultos e oferece educação contínua, aconselhamento e ferramentas de consultoria. A nível corporativo, a plataforma se compromete a ajudar na implementação eficaz da estratégia nacional do país estabelecida pelo Financial Education Network e liderada pelo Bank Negara Malaysia e pela Securities Commission.

Na plataforma é possível acessar, além de cursos com vídeo aulas, livros que cobrem os principais tópicos em literacia financeira. O uLearnMONEY oferece, também, orientações e dicas sobre gerenciamento financeiro, estratégias eficazes de autodesenvolvimento, investimento e empreendedorismo.

Aplicativo de gamificação sobre educação financeira começa a ser usado em escolas da China

Outra tendência que se observa é o uso de soluções de gameficação sobre educação financeira. Na China, desde 2021 está disponível o aplicativo MyShop desenvolvido pela UBS. O jogo, que pode ser baixo em smatphones e tablets, tem como público-alvo jovens em idade até o ensino médio.

Embora possa ser baixado por qualquer com acesso às lojas de aplicativo móvel, a UBS tem se empenhado em expandir o uso do aplicativo por meio de parcerias com centros comunitários e escolas. Além da China, o aplicativo ganhou alguma popularidade em outros países da Ásia, como Índia e Singapura.

Por meio do jogo as crianças gerenciam uma loja virtual e, ao jogar, aprendem sobre termos financeiros comuns, sendo parte do processo a realização de cálculos e o gerenciamento da reputação da loja e da riqueza. Durante o jogo, os jogadores recebem estatísticas financeiras semanais e finais.

Mas é importante lembrar que a região é grande e heterogênea e nem todos os países se encontram no mesmo patamar em termos de desenvolvimento de plataformas digitais para educação financeira.

Vietnã carece de plataformas para Educação Financeira

No Vietnã a educação financeira também é uma preocupação governamental, afinal o mercado financeiro na região tem desenvolvido de forma robusta nos últimos anos, com o crescimento do mercado de ações e de serviços financeiros, como pagamentos, empréstimos, seguros, investimentos tradicionais e em crypto, mas, apesar disso, a alfabetização financeira entre os vietnamitas ainda é baixa.

De acordo com uma pesquisa realizada em março de 2021 pela empresa Backbase, com 10 países da Ásia, 67% dos entrevistados no Vietnã relataram dificuldades para poupar e 62% afirmaram enfrentar dificuldades para gerenciar suas dívidas, sendo gerenciamento financeiro o segundo maior desafio entre os vietnamitas.

Parte dessa dificuldade pode estar atrelada a dificuldade de acesso com plataformas informativas. A mesma pesquisa apontou que os vietnamitas registram a maior avaliação de desaprovação (71%) quando se trata de não saber aonde ir para obter orientação financeira e, também, foram os menos propensos (54%) a usar sites ou aplicativos bancários informativos.

Tendo em vista esse cenário, a Friedrich Naumann Foundation, em parceria com a emissora Lao Dong TV da Agência da Confederação Geral do Trabalho do Vietnã (VGCL), lançou a séria informativa “Smart Finance” sobre educação financeira para pessoas entre 18 e 35 anos.

O primeiro episódio foi publicado em fevereiro do ano passado, tendo alcançado aproximadamente 700.000 visualizações após quase 6 meses no canal digital da Lao Dong TV. Os vídeos seguiam um formato curto e simples, introduzindo conceitos básicos sobre como economizar dinheiro, gerenciar dívida e evitar falta de dinheiro.

Também no sudeste asiático, Singapura tem presenciado diversas iniciativas voltadas para educação financeira por meio de aplicativos e plataformas digitais. Essas iniciativas, em geral, contam com suporte de instituições públicas e privadas.

 

Veja mais:

Educação financeira será a bola da vez na agenda do BCB?

Diversidade de gênero cresce na Ásia, mas empresas precisam ir além

Centro de inovação deve trazer soluções e fortalecer fintechs do UK

Ecossistemas financeiros impulsionam PMEs em Singapura

Você está em dia com sua saúde financeira? Saiba como organizar seu dinheiro

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!