Liderança global em finanças verdes: o que estão fazendo EUA e China?

Finanças verdes é a promessa do futuro econômico. Mas será que as potências EUA e China estão preparadas para assumir essa liderança global?
Finanças verdes podem influenciar lideranças globais?
Data
Autor
Amanda Stelitano
Produto
Compartilhar

Nos próximos dez anos, entre os cinco principais riscos que ameaçam a estabilidade financeira e determinam o grau de vulnerabilidade do sistema global, quatro estão relacionados ao meio ambiente e à questão climática. Em nível de exposição, o Índice de Riscos Globais de 2022 coloca a América do Norte e Ásia como as regiões que acumulam maior vulnerabilidade e exposição a riscos físicos e impactos estruturais nas cadeias de valor associados a eventos extremos climáticos e desastres naturais.

Considerando que são as regiões onde estão as duas maiores economias globais, EUA e China, que também são dois dos maiores emissores de carbono e gases poluentes, há uma expectativa de destaque de ambos nas ações para mitigação e adaptação dos efeitos das mudanças climáticas.

Um dos pontos de debate que está relacionado a tal esforço de mitigação de riscos ambientais e climáticos onde a participação de EUA e China aparece com força é o financiamento deste processo e o desenvolvimento de um setor financeiro mais verde, impulsionado por projetos e iniciativas de finanças sustentáveis orientadas para a transição de uma economia de baixo carbono e energia mais limpa.

Tanto para os EUA quanto para a China, o fortalecimento de um mercado sustentável financiado por um sistema financeiro estruturado para tais objetivos representa a oportunidade não só de mitigar riscos climáticos e ambientais, mas contribuir para a definição como liderança climática e econômica de impacto.

Em especial, tanto para os EUA quanto para a China, o fortalecimento de um mercado sustentável financiado por um sistema financeiro estruturado para tais objetivos representa a oportunidade não só de mitigar riscos climáticos e ambientais, mas contribuir para a definição como liderança climática e econômica de impacto.

Novos incentivos para o setor de finanças verdes dos EUA

Tendo começado os esforços relacionados à agenda verde com um atraso em relação a outras grandes economias globais, o governo dos Estados Unidos e suas autoridades monetárias têm apresentado uma sequência de projetos e medidas legislativas que buscam consolidar o país na frente das oportunidades geradas pelo novo cenário da economia verde. Mesmo com demora nas movimentações, o mercado de investimentos em segmentos sociais, ambientais e climáticos vêm crescendo de forma expressiva dado o cenário geral. Em 2020, carteiras com ativos sustentáveis somaram 35 trilhões de dólares, enquanto, no mercado de emissão de títulos de dívida sustentável alcançou 1 trilhão de dólares ainda em 2021.

Esses números apontam o potencial de crescimento e o interesse do mercado financeiro, indústrias e de consumidores ativos por projetos e instrumentos financeiros que estejam alinhados à nova tendência financeira sustentável de modo que a atenção à transição para uma economia com baixa emissão de carbono é vista por muitos como uma estratégia de crescimento para além da agenda ambiental. Em uma ação mais recente, aprovaram ainda a “Lei da Redução de Inflação”, considerado o maior pacote de investimento climático da história do país que prevê um investimento de 430 bilhões de dólares em programas voltados para saúde, social e mudanças climáticas, sendo 370 bilhões voltados apenas para o meio ambiente e energia.

Entre as medidas apresentadas, a atenção e incentivo para a construção de uma infraestrutura de produção industrial verde e orientada para a transição energética chamou a atenção de importantes players do mercado nacional e internacional. Através de incentivos tributários e fiscais, a legislação promete impulsionar e priorizar a produção e consumo de produtos e serviços alinhados à baixa emissão de carbono e menor dependência energética. Essas ações somam-se ao aporte de aproximadamente 12 bilhões de dólares disponibilizado pelo pacote climático para promover a infraestrutura necessária de empresas e indústrias acertadas às metas de redução e transição energética até 2030.

O impacto desse projeto de lei e as movimentações das autoridades monetárias dos Estados Unidos para garantir o gerenciamento de risco e a resiliência do sistema financeiro verde é inegável, tanto em escala doméstica quanto em escala internacional. Contudo, essas esforços não parecem ser suficientes para garantir a liderança climática e econômica única dos EUA frente aos demais líderes globais, uma vez que a aproximação do sistema financeiro com o segmento sustentável na exploração de oportunidades financeiras e ambientais vem acontecendo na Ásia há um tempo, especialmente na China, um dos principais hubs de finanças verdes do mundo.

A infraestrutura do mercado verde na China

Reconhecendo sua posição no topo da lista dos principais emissores de carbono e demais gases poluentes no mundo, a China vem desenvolvendo uma infraestrutura de inovação verde ao mesmo passo que se consolida como um dos principais hubs de finanças verdes globais. Hoje, o mercado sustentável chinês é referência regional e internacional, expandindo seu potencial de crescimento em diferentes segmentos da infraestrutura financeira.

A principal contribuição do país no setor financeiro verde se dá no mercado de crédito de carbono chinês, atualmente considerado um dos principais mercados de carbono globais em termos de valor e penetração regional. Potencializado pelo alto volume de emissões nacionais de CO2, os compromissos internacionais de redução e o potencial de crescimento econômico das finanças sustentáveis, a China fortaleceu uma infraestrutura de comércio de créditos de carbono em proporções maiores que o mercado europeu, outra referência global no assunto.

O patamar de referência alcançado pela China também se expande para o mercado de títulos verdes e ativos sustentáveis. Como resultado de um mercado ativo e de alto valor agregado, a estratégia da China em alinhar os requisitos internacionais com seu déficit sustentável tem atraído o olhar de muitos investidores e expandido em grande escala o mercado de títulos verdes domésticos e na região da Ásia. Como resultado disso, em 2021, dos três principais emissores de títulos sustentáveis em volume de dólares no mundo, dois foram chineses, sendo o Banco de Desenvolvimento da China o maior emissor de títulos verdes e climáticos de todo o mercado global.

O esforço de autoridades monetárias e reguladores chineses na promoção de um mercado de ativos financeiros sustentáveis atrativo e transparente tem trazido bons resultados para o setor econômico como um todo. O mercado consolidado de títulos, somado a uma taxonomia verde atualizada e padronizada como boa orientação para investidores aumenta o fluxo de investimentos e potencializa o direcionamento de recursos para setores de indústria e infraestrutura.

Graças a esse volume expressivo de títulos verdes e sustentáveis emitidos pela China nos últimos anos, houve um aumento significativo de projetos de infraestrutura para a transição energética e de transporte financiados pelos fundos associados ao mercado de títulos chinês. Em uma perspectiva comparada ao cenário de retomada verde dos EUA, nota-se, ainda, a diferença do ritmo de desenvolvimento do mercado verde e do financiamento de suas iniciativas e projetos necessários para a transição econômica e energética, uma vez que nos EUA, os novos planos e ações ainda não representam, necessariamente, um fundo de investimentos sustentáveis destinado para a expansão desse novo mercado verde.

Liderança climática vs emissão de carbono: a corrida que beneficia o setor

Em um comparativo claro, os esforços de compensação do alto volume de emissão de carbono e o cumprimento das metas internacionais estabelecidas até 2030 têm sido de alto impacto e predominância tanto na agenda dos Estados Unidos quanto na da China. O panorama de oportunidades geradas pelo segmentos de finanças verdes potencializa a competição pela posição de referência e liderança econômica, política e climática almejada pelas duas grandes potências globais.

Hoje, em uma análise geral, a China – e o continente asiático como um todo – vem sequenciando transformações no setor financeiro sustentável em um ritmo mais acelerado e compatível à urgência exposta pelas mudanças climáticas. A economia chinesa vem construindo uma infraestrutura mais resistente à exposição de riscos climáticos e ambientais há mais tempo, investindo nas finanças verdes como oportunidade de crescimento e alcance das suas metas internacionais.

No entanto, a mais recente tentativa dos EUA de impulsionar seu setor econômico verde e se estabelecer como liderança principal na questão ambiental e climática pode influenciar positivamente o crescimento das cadeias de valor globais pelo cenário de competição entre as duas maiores economias do mundo.

 

Amanda Stelitano é pesquisadora do Instituto Propague e mestranda em Economia Política Internacional pela UFRJ.

Veja mais:

O que são Finanças Verdes? Entenda por que o mercado financeiro participa do debate ambiental

Conheça os projetos de Finanças Sustentáveis na Ásia

ESG para iniciantes: entenda o Mercado de Carbono e os Green Bonds

@instpropague Liderança global em finanças verdes: o que estão fazendo EUA e China? #tiktokmefezassistir #noticiastiktok #economiasustentavel #sustentabilidade ♬ Puff – Hany Beats

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!