Brasil e China fecham acordo comercial sem o dólar: e agora?

Brasil e China poderão comercializar sem o uso do dólar. Novo acordo poderá reduzir os custos e facilitar as transações brasileiras. Entenda a discussão.
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Brasil e China assinaram acordo para que as transações entre os países possam ocorrer sem o uso do dólar. A expectativa é que a parceria diminua a dependência do dólar americano e reduza custos das operações. Primeiros relatos sugerem que as primeiras transações diretamente com moedas locais devem acontecer até julho de 2023.

O Brasil anda na direção de outros 25 países que já possuem acordos comerciais similares com a China, incluindo os latinos Chile e Argentina.

E um eventual próximo passo pode ser o uso do Real Digital e outras moedas digitais de bancos centrais para facilitar ainda mais acordos internacionais do tipo e melhorar a eficiência dos pagamentos e transferências internacionais.

Assista ao Cashless desta semana para acompanhar as discussões.

Veja mais:

Desafios das CBDCs nos países desenvolvidos e o caso da China

Real Digital: a nova moeda pode gerar risco à sua privacidade?

Internacionalização do Renminbi: Brasil e outros países negociam com a China

@instpropague Brasil e China fecham acordo comercial sem o dólar: e agora? #noticiastiktok #tiktokmefezassistir #china #dollar #exportacao ♬ som original – Instituto Propague

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!