Inteligência artificial: o que é e como ela se aplica ao setor financeiro

Destaque entre as tecnologias mais disruptivas da atualidade, descubra como a inteligência artificial pode ser usada pelas instituições financeiras para otimizar processos e ajudar pessoas e empresas a acessarem e gerenciar suas finanças.
Inteligência artificial: o que é e como ela se aplica ao setor financeiro
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Na corrida pela transformação digital, é indiscutível como a tecnologia avança de forma sem precedentes. Cientistas e matemáticos, entre outros especialistas, trabalham constantemente a fim de encontrar maneiras para não apenas fazer as tarefas mais rapidamente, mas também da forma mais precisa possível. Como resultado, uma série de inovações disruptivas emergiram, entre elas a inteligência artificial.

Vista como uma tecnologia que irá redefinir o futuro devido as suas capacidades de simulação, modelagem, dedução e conclusão, seu conceito vem ganhando popularidade nos mais variados segmentos de negócios. Todos eles, em menor ou maior grau, se tornaram dependentes da inteligência artificial com o objetivo de oferecer ao consumidor uma experiência cada vez mais personalizada.

No varejo, por exemplo, ela trabalha para fornecer recomendações aos clientes conforme o seu histórico e preferências de compra, assim como um atendimento mais ágil. Analogamente, o setor financeiro não fica atrás e já colhe os benefícios da inteligência artificial ao tentar proporcionar à clientela uma experiência financeira individualizada.

Além de ajudar a conquistar e reter clientes, as vantagens da inteligência artificial também aparecem nos custos. Com uma economia agregada potencial estimada em US$ 447 bilhões até 2023, segundo a Insider Inteligence, os bancos norte-americanos, por exemplo, estão buscando novas maneiras de incorporar a tecnologia em seus serviços. Até porque, 80% deles, diz ainda a empresa, estão altamente cientes dos potenciais benefícios apresentados pela inteligência artificial.

Diante do leque de oportunidades que se abrem para o setor, nada mais natural do que lançar um olhar detalhado sobre o tema e como a inteligência artificial pode ser aplicada pelas instituições financeiras para otimizar processos e ajudar pessoas e empresas a acessarem e gerenciarem suas finanças.

O que é inteligência artificial?

A Inteligência Artificial é a capacidade que as soluções tecnológicas têm para fazer com que máquinas simulem a inteligência humana. Assim, elas se tornam capazes de executar determinadas tarefas de forma autônoma e aprendendo por si só.

Isso é possível graças ao processamento de um grande volume de dados que recebem dos usuários, combinando-os com algoritmos inteligentes para ler e interpretar padrões. Desse modo, as máquinas se tornam aptas a responder, aprender e decidir de forma racional o que deve ser feito em determinadas situações ou prever tendências futuras.

Como se percebe, esse conceito ultrapassa o que por muito tempo a computação representou no universo tecnológico. Afinal, se baseava na construção de programas que só obedeciam a comandos específicos previamente definidos pelos humanos.

O exemplo mais popular da inteligência artificial nos negócios são os chatbots, robôs que permitem que as empresas usem reconhecimento de voz e processamento de linguagem para conversar com o cliente falando como uma pessoa de forma natural.

Contudo, a inteligência artificial vai além. Também está presente em soluções para análise de dados para a tomada de decisões, no mapeamento de tendências, comportamentos e oportunidades para lançamento de produtos e muito mais.

Além disso, não existe apenas um tipo de inteligência artificial, pois as ferramentas são variadas e com graus distintos de sofisticação, originando conceitos como machine learning (aprendizado de máquina), robótica, deep learning (aprendizado profundo), sistemas especialistas e redes neurais.

Resumidamente, a inteligência artificial é dividida em três áreas, conforme as funções que consegue executar:

  • Inteligência artificial limitada – a mais usada. Representa máquinas que acumulam grande volume de dados podendo efetuar cálculos e desempenhar determinadas atividades;
  • Inteligência artificial geral – com inteligência similar à do ser humano, consegue reagir a estímulos;
  • Superinteligência – ainda em estudo, promete uma revolução, pois espera-se que sua inteligência supere a humana.

Como a inteligência artificial está sendo usada nas finanças

A inteligência artificial está mudando a maneira como indivíduos, empresas e instituições financeiras lidam com dinheiro. De decisões de crédito a negociação quantitativa e detecção e prevenção de fraudes, há muitos casos de sua aplicação nas finanças. Entre as principais funcionalidades estão:

  • Banco personalizado – simplifica a interação com o consumidor, oferecendo acesso 24 horas por dia e sete dias na semana, aconselha sobre gastos e economia, protege contra fraudes e envia mensagens personalizadas;
  • Atendimento ao cliente – usa ferramentas como chatbot, bots de e-mail, callbots e reconhecimento de rosto e voz;
  • Gestão de investimentos – gerencia o portfólio, riscos, fornece análise automatizada, ajuda na supervisão da conformidade e na automação das tarefas;
  • Avaliação e gestão de riscos – facilita o trabalho de auditoria, executando rapidamente análises mensais, permitindo a identificação e mitigação de ameaças;
  • Avaliação de crédito – coleta informações relevantes sobre o requerente, analisa os dados coletados para determinar a solvência do solicitante, decide se deve conceder o crédito e o valor;
  • Negociação de valores mobiliários – analisa dados históricos do mercado, desenvolve estratégias com base nos dados, toma decisões de negociação e gerencia riscos;
  • Gestão de dívidas – utiliza estatísticas para melhorar taxas de reembolso, usa ciência comportamental para desenvolver estratégias de cobrança de dívidas para clientes individuais e automatiza os pagamentos;
  • Previsão do mercado de ações – ao identificar padrões, permite uma previsão mais precisa da direção de uma ação, adicionando velocidade ao processo de negociação;
  • Detecção de fraudes – aprende continuamente com as tendências de fraudes anteriores e as detecta em transações futuras;
  • Supervisão de conformidade – simplifica o processo, podendo analisar vários conjuntos de dados no menor tempo possível e com mais precisão;
  • Pesquisa de mercado – ajuda a filtrar bilhões de conjuntos de dados e a desenvolver estratégias, produtos ou serviços em menos tempo e com custo bem menor.

Os prós e contras da IA no mercado financeiro

A inteligência artificial traz ao mesmo tempo uma série de vantagens, mas também desvantagens, especialmente para o setor financeiro.

Entre os impactos positivos, pode-se listar:

  • Qualidade dos dados;
  • Análise mais rápida e precisa;
  • Melhoria na tomada de decisão;
  • Eliminação de erros humanos;
  • Escalabilidade;
  • Incentivo à automação;
  • Redução de custos;
  • Otimização do atendimento ao público.

Por outro lado, a inteligência artificial traz à tona questões que pesam contra ela. Principalmente do ponto de vista ético e de privacidade. Por exemplo:

  • Impacto sobre o emprego, podendo promover e acelerar a substituição do trabalho humano;
  • Marginalização de determinados grupos sociais devido à automação dos processos;
  • Preocupações relativas à privacidade, devido à coleta e ao armazenamento de uma grande quantidade de dados. Não por menos, vários países já regulamentaram essa questão.

Assim, para que as potencialidades da inteligência artificial possam sejam aproveitadas de forma salutar, é necessário estar atendo aos riscos e às questões éticas relacionadas ao uso da tecnologia.

 

Veja também:

Inteligência artificial está mudando o mercado financeiro: os benefícios são maiores que os riscos?

Singapura e plano de tecnologia em inteligência artificial

Como a Inteligência Artificial faz parte do nosso dia a dia?

Singapura busca o futuro da tecnologia e do sistema financeiro na Inteligência Artificial

Como a União Europeia pode virar referência em regulação de Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial no Brasil: entenda o debate da regulação

Tecnologia financeira: o que é, principais aplicações e perspectivas

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!