Inteligência Artificial é aposta de Singapura para futuro do sistema financeiro

O governo de Singapura busca impulsionar o mercado de inteligência artificial e o sistema financeiro com o Programa Nacional de IA em Finanças. O primeiro projeto já foi ao ar e avaliou o desempenho de sustentabilidade do setor imobiliário.
Singapura busca o futuro da tecnologia e do sistema financeiro na Inteligência Artificial
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O Programa Nacional de Inteligência Artificial em Finanças foi anunciado no fim de 2021 pela Autoridade Monetária de Singapura (MAS), entidade que atua como Banco Central, junto ao Escritório do Governo Digital e Nação Inteligente (SNDGO). A iniciativa tem como objetivo desenvolver recursos e aplicações de Inteligência Artificial (IA) para o setor financeiro nos âmbitos de atendimento ao cliente, gestão de riscos e avaliação de competitividade.

O mais recente desenvolvimento dessa iniciativa foi anunciado pelo MAS na última semana quando um dos subprogramas, chamado NovA!, foi utilizado pela primeira vez para ajudar as instituições financeiras a avaliarem o desempenho da sustentabilidade do setor imobiliário em Singapura.

O Programa Nacional de Inteligência Artificial

O programa, na verdade, é parte de uma estratégia mais ampla iniciada em 2019, a Estratégia Nacional de IA. Essa iniciativa visa obter a liderança em pesquisa, desenvolvimento e implantação de soluções de Inteligência Artificial em setores-chave de alto valor e relevância até 2030. Entre os principais objetivos estão:

  • Aumentar a produtividade por meio de IA;
  • Criar novos empregos a partir de atividades de inovação ligadas a IA;
  • Melhorar a aceitação social do uso de IA.

Por meio do Programa Nacional de Inteligência Artificial os convidados interessados em impulsionar a adoção de IA no setor financeiro podem obter tanto financiamento quanto dados governamentais. Atualmente, o Programa compreende cinco iniciativas principais:

NovA!: Aplicações de inteligência artificial em risco financeiro 

É uma plataforma técnica de IA para gerar insights sobre o risco financeiro. O NovA! é desenvolvido pela Aicadium (centro de excelência em IA da Temasek) em colaboração com empresas locais de fintechs e bancos com sede em Singapura.

Veritas: governança na inteligência artificial

É uma iniciativa de governança de inteligência artificial para ajudar as instituições financeiras a utilizarem a IA e a Análise de Dados com base nos princípios de equidade, ética, responsabilidade e transparência do MAS.

Programa de Vigilância e Análise de Combate à Lavagem de Dinheiro e Combate ao Financiamento de Terrorismo

O programa se concentra em melhorar as análises para a vigilância, como no caso do COSMIC (Compartilhamento Colaborativo de Informações e Casos de Financiamento ao Terrorismo/Lavagem de Dinheiro), a ser lançado em 2023. A plataforma segura de compartilhamento de dados permitirá que as IFs compartilhem e analisem informações sobre clientes ou transações. Essas informações ajudarão as instituições financeiras a identificarem redes ilícitas.

AIDA

É um programa de suporte a subsídios que fornece financiamento de até R$ 1,5 milhão para ajudar as instituições financeiras a adotarem técnicas de IA para geração de insights, tomada de decisão ou formulação de estratégia.

Finanças, Inteligência Artificial e Marketplace (FINAiM)

É uma iniciativa que inclui eventos do setor e discussões em painéis para promover o compartilhamento de conhecimento na adoção de IA entre pesquisadores, provedores de soluções e instituições financeiras.

Em suma, o Programa Nacional de Inteligência Artificial em Finanças tem desenvolvido competências de IA aplicáveis ao setor financeiro. De acordo com o MAS, a chave do programa tem sido a colaboração ativa entre instituições financeiras e agências governamentais relevantes para construir plataformas, soluções e capacidades destinadas a atender demandas específicas do setor financeiro.

O mais recente uso foi divulgado pela autoridade monetária no final de junho, quando o consórcio integrante da iniciativa NovA! começou a usar IA para avaliação de sustentabilidade do setor imobiliário.

A iniciativa NovA! e o avanço das finanças sustentáveis através da IA

O projeto visa ajudar as instituições financeiras a utilizarem inteligência artificial para gerar insights sobre o risco financeiro. Atualmente, o programa está na sua fase inicial e tem se concentrado em aumentar a capacidade das instituições de avaliar o impacto ambiental das empresas e identificar riscos ambientais emergentes.

A ideia é que essas entidades explorem a plataforma para realizar avaliações ESG de risco ambiental para os empréstimos sustentáveis. Com isso, espera-se que as IF´s sejam capazes de identificar as empresas cujas métricas de sustentabilidade precisam ser aprimoradas na origem dos empréstimos.

Além disso,  a plataforma permite que as instituições financeiras definam metas de desempenho de sustentabilidade para os receptores de crédito no momento de subscrição, comparando-as aos principais benchmarks do setor.

Por fim, para a manutenção dos empréstimos, a NovA! comparará os indicadores reais de desempenho de sustentabilidade com a autodeclaração do tomador para identificar irregularidades e sinais de lavagem de dinheiro.

A NovA! também pretende reduzir o tempo necessário para que as instituições financeiras coletem, processem e analisem dados, extraindo automaticamente informações relevantes de documentos e, consequentemente, reduzindo o custo global das operações.

Próximos passos do Programa Nacional de Inteligência Artificial

Para o futuro do programa, está prevista a integração da NovA! ao projeto Greenprint do MAS, que é destinado a agregar dados de sustentabilidade consistentes e de alta qualidade. Os conjuntos de dados coletados via Greenprint serão utilizados para complementar os recursos da NovA! de geração de insights e estarão acessíveis via APIs.

A expectativa é lançar uma versão demo durante o Festival Fintech em novembro de 2022. Em seguida, eles planejam lançar uma versão beta e um white paper documentando o design do produto e os recursos de inteligência artificial em 2023. Assim, a agenda de modernização do MAS para o setor financeiro através da inteligência artificial deve seguir com múltiplas iniciativas ao longo dos próximos anos.

 

Veja também:

Como a inteligência Artificial faz parte do nosso dia a dia?

O colapso das stablecoins na Ásia

Economia sustentável finanças verdes ganham forca em meio a urgência da questão climática

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!