Ao lado do Pix e do Open Finance, Drex completa o tripé das transações financeiras inteligentes

Drex é o nome oficial do Real Digital, entenda quais serão suas funções e o que ele traz de novo em relação ao Pix.
Ao lado do Pix e do Open Finance Drex completa o tripé das transações financeiras inteligentes
Data
Autor
Bruna Cataldo
Produto
Compartilhar

Recentemente, o Banco Central anunciou que a versão digital do Real será chamada de “Drex” e classificou a ação como mais um passo em direção à implementação da CBDC brasileira – modalidade que está sendo estudada por mais de 100 bancos centrais, que respondem por mais de 95% do PIB global. Posto isso, não resta dúvidas que a implementação do real digital está alinhada à tendência internacional.

DREX: O Real Digital é cripto? É igual ao Pix? 

Devido ao fato de o principal uso de CBDCs (em países como China, Bahamas e Nigéria) ser a digitalização de pagamentos, o primeiro questionamento que surgiu foi se precisaríamos do Drex, uma vez que já temos o Pix. A realidade é que, justamente pela revolução do Pix, o real digital não está sendo desenvolvido para esse caso de uso. O Pix é uma operação eletrônica, enquanto o Drex é a moeda em si.

Outro questionamento comum é se ele será uma criptomoeda, mas já adianto que não. Criptomoedas são privadas e não são emitidas por bancos centrais. Assim como o Pix, o real digital não é uma criptomoeda – embora o BC vá usar tecnologias originadas no universo cripto para induzir a inovação dentro do sistema financeiro tradicional.

Sendo assim, o principal papel do Drex será completar o tripé de digitalização do sistema financeiro composto – até o momento – pelo Pix e pelo Open Finance. Isso significa que, se o Pix já permite a realização de pagamentos instantâneos, o Drex poderá tornar tais transações “inteligentes”, com o Open Finance complementando ambos, ao viabilizar o compartilhamento e a padronização de dados necessários para inovar dentro desse ecossistema.

Sendo assim, o principal papel do Drex será completar o tripé de digitalização do sistema financeiro composto – até o momento – pelo Pix e pelo Open Finance. Isso significa que, se o Pix já permite a realização de pagamentos instantâneos, o Drex poderá tornar tais transações “inteligentes”, com o Open Finance complementando ambos, ao viabilizar o compartilhamento e a padronização de dados necessários para inovar dentro desse ecossistema.

Mas, o que significa tornar as transações inteligentes?

DREX e programabilidade: a promessa das transações inteligentes

As características estão associadas à ideia de programabilidade. Basicamente, o real digital criará uma infraestrutura em que contratos inteligentes permitirão a criação de condições para a realização de transações. Por exemplo, um dos produtos propostos envolve um marketplace para compra de veículos dentro de apps, com o uso do Drex permitindo que os recursos sejam liberados instantaneamente e paralelamente a documentação de troca de propriedade. Aplica-se a lógica da troca de dinheiro que ocorre no Pix a uma transação envolvendo um ativo real.

Outro exemplo de produto proposto que envolve o seu uso é: para que produtos comprados em e-commerce possam ser retirados em armários inteligentes equivalentes de modo que, assim que a senha for inserida no armário pelo comprador para retirar sua compra, o dinheiro seja instantaneamente liberado ao vendedor (ambas as etapas concomitantes).

Além disso, consegui identificar 4 tipos de produtos: marketplaces de ativos tokenizados, inovações em pagamento digital (mais especificamente internacionais e com foco no atacado, ou seja, movimentação entre instituições, não entre pessoas), internet das coisas e plataformas de DeFi. Tal variedade mostra o papel do Drex em permitir inovações em produtos, mas o fato de as propostas terem vindo dos mais variados tipos de instituição (bancos, corretoras, bandeiras, empresas de tecnologia, por exemplo) indica também seu papel em induzir a diversificação dos modelos de negócio atuantes no mercado.

As propostas de valor do DREX: como ele busca impactar as empresas e o consumidor?

Suas propostas de valor podem ser divididas pelo lado da oferta (instituições) e da demanda (consumidor). Do lado da oferta: (i) a automatização de processos diminui demandas operacionais, (ii) o foco em experiência tende a diminuir demandas no relacionamento com cliente, (iii) a tecnologia usada e a infraestrutura desenvolvida pelo Banco Central garante maior robustez e resiliência ao mercado, (iv) a programabilidade permite a criação de novos modelos de negócio e produtos, e (v) o ganho de eficiência e segurança tende a diminuir custos.

Do lado da demanda, o DREX pode contribuir para maior agilidade nas transações, redução de fricção na liquidação de transações, possibilidade de o consumidor usufruir dos benefícios das tecnologias associadas ao universo cripto com a segurança oferecida pelo Banco Central, aumento da diversidade de produtos no mercado e possível redução no custo para consumir produtos financeiros. No momento, tais propostas de valor são bastante especulativas e abstratas, mas os projetos apresentados no âmbito do Lift Challenge proposto pelo Banco Central já trazem uma ideia dos produtos que podem tornar tais benefícios concretos.

Agora, quanto e quando se vai materializar, é uma incógnita. Enquanto isso, aguardemos o lançamento do Drex no ano que vem e saberemos. 

 

Bruna Cataldo é pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia pela UFF.

@instpropague Drex: entenda tudo! #drex #cripto #criptomoedas #moedasdigitais ♬ som original – Instituto Propague

Veja mais:

Real digital (Drex): conheça detalhes do piloto, diretrizes e objetivos

Real Digital: o Brasil na vanguarda do sistema financeiro do futuro

65 países avançam no desenvolvimento de suas CBDCs: entenda o cenário global

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!