Regulação de criptomoedas: 4 pontos cruciais do Projeto de Lei aprovado na Câmara

O texto aprovado na Câmara, e que espera aprovação do Senado, estabelece um órgão regulador e pretende coibir estelionato e lavagem de dinheiro.
Regulação de criptomoedas: quatro pontos cruciais do Projeto de Lei aprovado na Câmara
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Em tramitação desde 2015, o Projeto de Lei (PL) 2303/15, que trata da regulação de criptomoedas, foi aprovado na Câmara dos Deputados. Ao mesmo tempo em que define o que são moedas virtuais, o texto também conceitua a prestação de serviços de ativos virtuais no país, ou seja, as empresas que atuam no setor, bem como destaca quatro pontos fundamentais para o funcionamento desse mercado no Brasil. Depois do aval da Câmara, a proposta seguiu para o Senado, onde aguarda apreciação e a respectiva aprovação e só então vai para a sanção do poder executivo.

De acordo com o Projeto, os ativos virtuais, entre os quais as criptomoedas se classificam, são representações digitais de valor que podem ser negociadas ou transferidas através de meios eletrônicos tanto com o objetivo de realizar pagamentos como com a finalidade de investimento. Nesse ponto, vale ressaltar que essa definição não contempla o Real e nem às moedas oficiais de outros países, assim como pontos de programas de fidelidade e valores mobiliários, a exemplo de ações.

Já no que diz respeito à prestação de serviços de ativos virtuais, o documento expõe que são considerados provedores desse tipo de atividade as empresas que “efetuam a troca, em nome de terceiros, de moedas digitais por moeda nacional ou estrangeira, assim como entre um ou mais ativos virtuais”. E mais: a prestação desses serviços inclui também “a transferência; custódia ou administração desses ativos, mesmo que de instrumentos de controle; e ainda a participação em serviços financeiros e prestação de serviços relacionados à oferta por um emissor ou venda de ativos virtuais”.

Nesse contexto, classificam-se aí tanto as exchanges, como são conhecidas as empresas que realizam as trocas de criptomoedas por moedas de uso corrente e vice-versa; e as empresas intermediárias, ou seja, as corretoras que ofertam investimentos por meio de ativos virtuais.

Leia também: O que é criptomoeda: como funciona e por que alcançou popularidade nas finanças

O que muda com a regulação de criptomoedas

Além de definir o que são ativos virtuais e a prestação de serviços correlatos, o Projeto traz mudanças importantes para o funcionamento desse mercado no Brasil. Ao todo, quatro pontos merecem destaque. Confira a seguir.

1 – Banco central como agente regulador

A saber, um dos maiores destaques do PL 2303/15 é atribuir a um órgão governamental a responsabilidade pela regulação de criptomoedas no Brasil. Embora não especifique exatamente qual deverá ser a instituição, o relator do projeto, deputado Expedito Matos adiantou que esse papel deverá ficar com o Banco Central (BC). Isso ainda não ficou devidamente explicitado no texto, pois trata-se de uma proposta de iniciativa parlamentar. Dessa forma, cabe poder executivo definir qual será.

No entanto, o projeto estabelece as atribuições do órgão regulador. São elas:

  • Autorizar o funcionamento, a transferência de controle, dentre outras movimentações acionárias dos prestadores de serviços de ativos virtuais;
  • Definir as condições para o exercício de cargos em órgãos estatutários e contratuais dos provedores de serviços;
  • Supervisionar o trabalho dos prestadores de serviços;
  • Cancelar, seja por meio de ofício ou a pedido, as autorizações de funcionamento; e
  • Estabelecer as hipóteses em que as atividades serão incluídas no mercado de câmbio, bem como as que deverão se submeter à legislação em vigor de capitais brasileiros no exterior e capitais estrangeiros em território nacional.

Vale destacar que, quando as regras de regulação de criptomoedas estiverem vigorando, o órgão regulador determinará os critérios para que os prestadores de serviços se adequem à nova legislação.

2 – Com regulação, Código Penal incluirá criptomoedas

Outra questão proposta no texto é o acréscimo no Código Penal de uma nova categoria de estelionato, determinando de quatro a oito anos de detenção e multa a quem organizar, ofertar, distribuir ou gerir carteiras, assim como servir de intermediário em operações que envolvam criptomoedas, valores mobiliários ou qualquer outro ativo financeiro com o intuito de obter vantagens ilícitas em prejuízo alheio. Isso abrange ainda induzir ou manter alguém em erro, mediante artifício, ilusão ou meios fraudulentos.

3 – Crimes de lavagem de dinheiro

A fim de evitar a lavagem de dinheiro, o Projeto classifica crimes realizados por meio de criptomoedas entre aqueles com agravantes de um a dois terços a mais da pena de detenção de três a dez anos, quando praticados repetidas vezes. Nesse sentido, o texto determina que os prestadores de serviços terão que manter registros das operações com o objetivo de repassar informações aos órgãos de fiscalização e combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

4 – Diretrizes para o mercado

Por fim, o Projeto de Lei aprovado na Câmara e que seguiu para o Senado define como diretrizes para o devido funcionamento do mercado de ativos virtuais princípios como boas práticas de governança e ainda uma abordagem tendo como base o risco, a segurança da informação e a proteção dos dados pessoais.

Além disso, contempla a proteção e a defesa dos consumidores e demais usuários, bem como, em linha com o que vem sendo feito internacionalmente, a prevenção à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo e ao crescimento do uso de armas e destruição em massa.

A regulação de criptomoedas no Brasil e o cenário internacional

Para o deputado federal Aureo Ribeiro, autor do Projeto, a falta de regulação de criptomoedas coloca sob risco de fraude os mais de R$ 127 bilhões transacionados por meio dessas moedas virtuais no país, tendo como base dados da Receita Federal. Daí, afirma o parlamentar, a necessidade de regulação.

Ademais, o relator do projeto Expedito Matos acrescenta que o texto aprovado na Câmara é importante porque além de defender as criptomoedas, tem como propósito tornar esse mercado mais seguro e abrangente, valorizando o investimento de quem nele aposta.

Apesar do avanço recente aqui no Brasil, o cenário internacional de regulação de criptomoedas evidencia que o debate não é linear, uniforme e muito menos simples, de modo que até a aprovação final do projeto e sanção do Executivo, não há garantias sobre o resultado do processo, ainda que haja uma tendência clara de que sejam criadas regras. É o que aponta a terceira edição da Carta Propague, relatório periódico para acompanhamento e análise das tendências regulatórias para o sistema financeiro e o mercado de pagamentos.

A justificativa, expõe a publicação, é de que esse ainda é um debate inicial e, principalmente, por haver diferentes graus de compreensão sobre o objeto a ser regulado, o que faz com que países tenham dificuldades de articular denominadores comuns entre os agentes.

Entre as dificuldades identificadas estão a conceituação de criptomoeda e critpoativos em geral, em função dos usos e os desafios regulatórios serem diferentes entre cada classe de produtos; a dificuldade de responsabilização devido a descentralização das tecnologias nas quais elas estão baseadas e a consequente eliminação de autoridades centrais nesse processo. Sem contar, explica, que uma regulação equivocada poderia ter efeitos reversos, criando mais incertezas no mercado.

 

Veja ainda:

Regulação de criptoativos no mundo, entenda como funciona em cada país

Entenda o que são tokens e criptomoedas | Módulo 5, Aula 1 – Curso Fintechs

Utilização de criptomoedas avança globalmente em usuários e volume movimentado

O que é criptomoeda: como funciona e por que alcançou popularidade nas finanças

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!