Biometria em pagamentos deve alcançar 90% do varejo em todo o mundo

Visando aumentar a segurança das operações e aprimorar a experiência do cliente, a expectativa é de que a quantidade de transações validadas pela tecnologia aumente 138% até 2028, se comparada a 2023.
Biometria em pagamentos deve alcançar 90% do varejo em todo o mundo
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A frequência com que os dados têm sido violados nas transações de varejo tornou a proteção dos consumidores uma preocupação em todo o setor. Para combater as fraudes, as empresas estão adotando uma série de medidas de segurança e, nesse contexto, a biometria surge como uma solução promissora.

De acordo com uma pesquisa recentemente divulgada pela Juniper Research, é provável que 90% dos varejistas em todo o mundo utilizem a biometria no futuro. Isso porque, além de reforçar a segurança, a tecnologia permite melhorar a experiencia em loja, mantendo os lojistas competitivos.

Nesse cenário, o estudo prevê um salto de 138% no volume de transações validadas através da biometria, saindo de cerca de 19,5 bilhões em 2023 para aproximadamente 46 bilhões de pagamentos até 2028.

Os pagamentos autorizados por biometria em lojas físicas permitem que os consumidores paguem suas compras utilizando não apenas as impressões digitais, como também o reconhecimento facial, as veias da palma da mão e a até a íris do olho, características únicas do indivíduo.

O estudo forneceu projeções para cerca de 60 países e analisou diversos segmentos.

Por que autenticar as transações usando a biometria?

Embora os sistemas de pagamento autenticados por biometria tenham custos iniciais elevados, a publicação argumenta que sua adoção vale a pena devido ao retorno do investimento no longo prazo.

Ao priorizá-los, os lojistas garantem que não serão abandonados por concorrentes mais ágeis e com uma abordagem mais amigável. Afinal, o uso da autenticação biométrica simplifica a experiência do usuário e torna as transações mais intuitivas e acessíveis, eliminando a necessidade de lembrar várias senhas ou PINs (sigla em inglês para número de identificação pessoal).

Além disso, os consumidores podem pagar instantaneamente sem precisar ter em mãos suas carteiras físicas, acelerando o processo de checkout e eliminando filas.

Quando um sistema de pagamento validado por biometria é utilizado para identificar um cliente, os fundos são automaticamente transferidos da conta associada a ele para o ponto de venda, agilizando consideravelmente o processo de pagamento.

Ademais, a biometria promove um cenário de pagamentos mais robusto e preparado para o futuro, substituindo gradualmente os métodos de autenticação mais antigos, e mantendo, ao mesmo tempo, uma sensação de segurança para os clientes. Razão pela qual os varejistas tendem a utilizar, cada vez mais, carteiras biométricas e digitais como parte do processo de digitalização.

Como os pagamentos biométricos estão transformando o setor?

Para além da promoção de mais segurança nas transações e da melhoria da experiência de compra, os pagamentos validados por biometria estão transformando o varejo de outras maneiras.

Conforme identificado pela pesquisa, a biometria também é capaz de aprimorar os programas de fidelidade das lojas. Isso porque os consumidores podem se inscrever nesses programas por meio de impressão digital ou reconhecimento facial, o que simplifica o registro e o acesso às recompensas.

Esse processo permite, ainda, que o pagamento e a fidelidade sejam combinados em uma única etapa.

Outro benefício é a ampla variedade de métodos biométricos disponíveis. Os aplicativos de banco móveis, por exemplo, oferecem uma maneira rápida e descomplicada de fazer pagamentos no comércio usando reconhecimento de impressão digital ou facial. Embora ainda pouco popular, a autenticação por voz é uma alternativa adicional.

Existe, além disso, a possibilidade de melhorar o atendimento ao cliente nos casos de devoluções e trocas, tornando-as mais eficientes.

Nesse sentido, ao confirmar rapidamente a identidade e o histórico de compras do cliente, a biometria simplifica essas rotinas, diferenciando as experiências e permitindo o atendimento de preferências individuais. Mediante tamanha conveniência, essa tecnologia pode aumentar a fidelidade.

 

Veja mais:

Pagamentos por biometria: como ultrapassar a próxima fronteira da conveniência?

Biometria aprimora pagamentos com novas experiências

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!