Biometria aprimora pagamentos com novas experiências

Seja por meio de impressão digital, reconhecimento facial ou escaneamento da íris do olho humano, os pagamentos biométricos ganham cada vez mais espaço na compra de bens e serviços, ajudando na inclusão financeira.
Biometria aprimora pagamentos com novas experiências
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O domínio da biometria está crescendo rapidamente, impactando significativamente experiências cotidianas dos indivíduos em todo o mundo. A previsão é que essa tecnologia se amplie ainda mais, especialmente nas transações de pagamento.

Segundo os especialistas em tecnologia financeira, a adoção crescente da biometria nessas operações é baseada na promessa de possibilitar uma melhor experiência do usuário sem pôr em risco a segurança.

David True, diretor comercial para Nova York da Payments Consulting Network, destaca que é fundamental ter certeza sobre a verdadeira identidade de um agente que solicita uma transação antes de aprová-la. Em artigo assinado na plataforma The Paypers, True analisa a inovação em pagamentos discutindo os casos de uso da biometria.

Além da segurança, já que o risco de fraude nunca desaparece – e deve ser minimizado –, ele acrescenta que a facilidade de uso dos métodos de pagamento é outra questão fundamental.

Segundo True, um método excessivamente complicado não será utilizado pelos agentes ou, pelo menos, não da forma correta. Nesse sentido, proteger as transações é um esforço de equilibrar, em um meio de pagamento, segurança robusta e praticidade de uso para estimular a adoção ampla do público.

A biometria entra em cena nesse cenário. Diferentemente dos métodos tradicionais de autenticação, como PINs e senhas (que provaram ser suscetíveis a violações, phishing e tentativas de hacking), dados biométricos, por outro lado, são extremamente individualizados e quase impossíveis de replicar, tornando-os uma defesa robusta contra a fraude.

Ademais, True acrescenta que o resultado da combinação da biometria com os pagamentos sem contato será algo muito poderoso e com uma infinidade de possibilidades de uso.

Como a biometria está agregando valor aos pagamentos

De acordo com o especialista, a biometria está sendo a aposta das mais diversas aplicações que contemplam pagamentos, a começar pelo comércio eletrônico e os serviços bancários digitais, oferecendo uma forma simples e segura para os consumidores verificarem a sua identidade, diminuindo a possibilidade de acesso sem autorização e de roubo de identidade.

Além desses, o mercado de cartões também entrou no jogo por meio da incorporação de sensores biométricos nos próprios cartões, eliminando a necessidade de senhas para autenticação.

Já nas transações em caixas eletrônicos, além da impressão digital, a tecnologia de varredura da íris do olho humano está sendo incorporada a fim de permitir saques sem cartão.

True explica que, nos pagamentos transfronteiriços, a autenticação via biometria poderia ajudar na realização de transferências de fundos de forma mais rápida e mais barata. Para isso, soluções de remessa biométrica que permitam enviar dinheiro com segurança usando autenticação por íris, em vez de contas bancárias, surgem como uma nova possibilidade.

Com a popularização das criptomoedas, as casas de câmbio e as carteiras que guardam esses ativos também poderiam adotar dados biométricos, como impressão digital ou digitalização facial, como parte do processo de integração e transação para maior segurança.

Ao mesmo tempo, as tecnologias de pagamento biométrico facilitam aplicações de controle de acesso, como pagamento de transporte. Com a leitura de íris vinculada a uma conta de transporte público pré-paga, é possível garantir acesso fácil e sem cartão a metrôs e ônibus.

Além disso, a biometria se aplica ao caso das máquinas de venda automática. Já existem fabricantes explorando a incorporação de scanners biométricos para permitir que os consumidores façam compras sem dinheiro nesses equipamentos através de impressão digital ou leitura da íris.

Promoção da inclusão financeira

Portanto, o que se observa, segundo True, é que o potencial da biometria nos pagamentos é vasto, oferecendo segurança, conveniência e aplicações versáteis.

Ademais, ele reforça o fato de essa tecnologia também permitir que qualquer indivíduo tenha acesso a serviços financeiros.

Isso porque, diferentemente dos sistemas bancários tradicionais, que exigem frequentemente que os indivíduos forneçam uma lista extensa de documentação e mantenham uma presença física, o que pode ser dificultoso para aqueles que vivem em regiões remotas ou onde a rede bancária é escassa, os pagamentos e outras operações amparados pela biometria, juntamente com credenciais verificáveis, podem ajudar a suprir essa lacuna.

Veja também:

Biometria é a nova aposta para validar pagamentos com cartões por aproximação

Autenticação de dois fatores: o que é e como deixar as transações online mais seguras

Autenticação forte é utilizada em carteiras digitais na Europa

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!