Guia prático sobre RegTech em Hong Kong já apresenta resultados positivos

A Autoridade Monetária de Hong Kong publica guia prático sobre como implementar soluções RegTech, apresentando, inclusive, resultados positivos em casos de uso já testados.
Guia prático sobre RegTech em Hong Kong já apresenta resultados positivos
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A Autoridade Monetária de Hong Kong (HKMA), nos últimos anos, tem publicado diversos documentos e relatórios para promover o uso de tecnologias RegTech. Um dos marcos desse movimento foi o lançamento de um White Paper intitulado “Transformando a Gestão e Conformidade de Riscos: Aproveitando o Poder da RegTech”

Além disso, entre 2019-2021, a HKMA publicou uma série de boletins chamados “RegTech Watch”, apresentando casos de uso de RegTech para melhorar a gestão de riscos e a conformidade normativa.

A partir desse White Paper e dos boletins informativos, a HKMA começou a publicar, em 2021, o Guia Prático de Adoção RegTech que já teve oito edições, sendo a mais recente de outubro de 2022.

Uma estrutura de implementação para adotar soluções RegTech

O guia destaca que as soluções RegTech, ao mesmo tempo em que oferecem benefícios quando implementadas, implicam em uma transformação digital que requer planejamento para evitar que compliquem a experiência do cliente.

Portanto, para uma implementação bem-sucedida, é crucial que os bancos entendam suas capacidades atuais e prioridades estratégicas. Por exemplo, bancos que se concentram em clientes de varejo podem achar ideal focar primeiro em “Robo-advisory”, pois isso pode atender às necessidades individuais de investimento e oferecer conselhos personalizados.

Já bancos que lidam, principalmente, com investidores profissionais com demanda por produtos complexos podem priorizar o desenvolvimento de um processo de due diligence de produto (PDD) usando tecnologias RegTech, o que promete melhorar a pesquisa e análise de informações.

Além disso, cabe aos bancos decidir se serão os responsáveis diretos por construir essas soluções ou se irão adquirir de terceiros. Assim, para instituições de menor escala, desenvolver uma solução internamente pode ser menos prático e esses bancos, provavelmente, devem recorrer ao mercado para procurar soluções RegTech que atendam às suas necessidades.

Estudo de caso de uso na adoção de soluções RegTech demonstra melhora na eficiência

A HKMA apresentou, ainda, dois casos de uso para soluções de RegTech. Um deles foca em tornar o processo de diligência mais eficiente e já apresenta resultados positivos.

Nesse caso, um banco tem problemas associados à falta de automação nos fluxos de trabalho, o que resulta em baixa eficiência administrativa.  Assim, o banco compromete um montante considerável de recursos para garantir a qualidade das revisões regulares de produtos financeiros e classificações de risco.

A aplicação da solução de RegTech começa com o sistema extraindo dados de provedores confiáveis. Esses dados são então combinados e convertidos em um formato padronizado que permite a resolução automática

Para implementar adequadamente essa solução, foi adotado um plano em duas fases para garantir uma migração suave e sem interrupções operacionais.

Para tal, a equipe de produto foi dividida em duas. Uma equipe foi responsável por verificações de qualidade de PDD utilizando o novo sistema, enquanto a outra equipe seguiu a abordagem original na realização de verificações manuais de PDD e documentação.

A implementação paralela em duas fases permitiu testar a eficácia da nova solução com um plano de backup e demonstrar a revisão independente sobre a exatidão das saídas do sistema.

Como resultado, viu-se que a solução de RegTech, em comparação com a abordagem original, encurtou o processo de due diligence e aumentou a eficácia da governança por meio de informações de gestão aprimoradas.

Veja também:

SupTech e RegTech crescem na Ásia e impulsionam o mercado

Hong Kong está se transformando em um hub global de tecnologia financeira, acompanhando outros destaques asiáticos como Singapura

RegTech e Suptech: as próximas tendências do sistema financeiro

Metaverso pode ser o próximo alvo de regulação, sinalizam autoridades europeias

China quer regular transferência de dados após vazamento do grupo Alibaba

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!