Compras a prazo crescem no mundo: o fenômeno do buy now, pay later

Comum no Brasil há décadas, o parcelamento das compras a prazo está ganhando espaço no mundo com as soluções “buy now, pay later”, vindas tanto do varejo e bancos como de fintechs independentes. No Cashless dessa semana, falamos sobre o que está por trás desse fenômeno
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

As compras a prazo são uma realidade do brasileiro há muito tempo, seja nos carnês de pagamento oferecidos no varejo (os crediários), ou no cartão de crédito. Sempre apontada como uma particularidade do país, o parcelamento apareceu como uma tendência internacional de pagamentos sob o nome “buy now, pay later”. Desde o aumento do uso pelo consumidor, ao surgimento de fintechs unicórnio na área, já há indícios do destaque do parcelamento no mundo.

No Cashless dessa semana, falamos sobre o que está por trás dessa nova tendência e traçamos paralelos entre o cenário brasileiro de compras a prazo e o do mundo. Abordamos as motivações para a adesão ao parcelamento nos diferentes países, os perfis dos consumidores que escolhem essa modalidade, e os movimentos regulatórios que têm sido debatidos em países que as compras a prazo são novidade. 

O Cashless é o seu programa semanal para ficar por dentro dos principais debates do mundo financeiro, trazendo análises sobre inovação, tecnologia, regulação, concorrência e tendências do mercado.

Ouça o episódio no Spotify.

 

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

 

Confira outros conteúdos do Propague:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!