‘Retiradas em lojas’ cresce mais um ano e omnichannel domina a Black Friday

O omnichannel foi um dos grandes destaques da Black Friday 2023: a fusão de canais, a autonomia do consumidor e êxito da opção pickup store completam a nova jornada de consumo que não passou despercebida na maior data do varejo.
‘Retiradas em lojas’ cresce mais um ano e omnichannel domina a Black Friday
Data
Autor
Amanda Stelitano
Produto
Compartilhar

Se um dia as lojas omnichannel eram apostas de tendências para o varejo, hoje elas movimentam o setor mais do que qualquer outro. Com estratégias de integração entre os canais físicos e digitais de uma marca para atender às preferências do consumidor, a opção de pickup store – retiradas em loja, em tradução livre – confirma mais um ano de sucesso dos omnichannels nessa Black Friday de 2023.

Entenda o que é omnichannel clicando aqui.

O BOPIS – Buy Online, Pickup In Store – ou simplesmente Compre Online, Retire na Loja foi um dos grandes destaques da Black Friday de 2022 e garantiu, pelo terceiro ano consecutivo, um espaço especial entre os highlights da Black Friday 2023.

Omnichannel veio para ficar: autonomia e escolha do consumidor faz a diferença

O omnichannel vem se mostrando bem sucedido porque se alinha às expectativas do novo perfil do consumidor, oferecendo uma abordagem integrada e centrada no cliente que vai muito além de uma receita de venda, mas cria também uma jornada de compra completa. A ampliação das possibilidades omnichannel no setor é o que caracteriza um varejo inteligente, eliminando cada vez mais as barreiras entre o mundo digital e o mundo físico na tentativa de vender a melhor experiência para seus clientes.

Ao adotar a opção de retirada em loja como parte integrante de uma estratégia omnichannel, as empresas não apenas otimizam operações, mas também se destacam entre a concorrência. Com essa opção, é possível que o lojista tenha uma maior margem para oferecer promoções e descontos sem afetar seu lucro, uma vez que o valor do frete e a logística da entrega não se tornam valores a mais no fechamento do mês. Isso por sua vez é uma grande vantagem para o cliente, não só pela oportunidade de preços mais baixos, mas também pela autonomia de escolha e na redução do tempo de entrega.

Outra vantagem da modalidade de retirada em loja, especialmente para os lojistas, é a otimização de espaço e logística de estoque. Ao oferecer essa opção aos seus clientes, o varejista desvincula a dependência de centros de distribuição externos, possibilitando um gerenciamento de estoque mais estratégico e dinâmico. Prova disso é que, na Black Friday de 2023, dos pedidos de retirada em loja via omnichannel, 61% saíram do estoque das lojas físicas diretamente, graças a soluções inteligentes de integração entre os estoques dos canais digitais com o físico.

‘Retirada em loja’ na Black Friday cresce pelo terceiro ano consecutivo

Em 2019, quase 14% dos pedidos realizados via omnichannel foram finalizados com a opção de retirada de loja e, desde então, o comércio varejista tem ficado de olho nas novas tendências de preferências dos consumidores. Contudo, em 2020, com a pandemia de COVID-19 e o isolamento social, a preocupação era de que essa movimentação fosse apenas momentânea e que os novos modelos de compra pós-pandemia acabassem afetando essa estratégia.

Mas, em 2021 a modalidade voltou com tudo e registrou um porcentagem de aproximadamente 15,5% dos pedidos de lojas omnichannel, marcando terreno para que, em 2022 a evolução continuasse em subida e registrasse um aumento de 38% em relação à Black Friday de 2021 e 55% em relação aos índices pré-pandemia, de acordo com a Linx.

Na Black Friday de 2023, pelo terceiro ano seguido, a opção de retirada em loja conquistou mais espaço no coração dos brasileiros, que registrou 30,25% dos pedidos realizados em lojas omnichannel só na primeira quinzena do Black November. Já na própria sexta-feira (24), 29% dos pedidos realizados em lojas omnichannel foram escolhidos para retirada presencial no modelo BOPIS.

Quer saber mais resultados da Black Friday 2023? Baixe agora o Giro Varejo, o novo relatório em parceria entre o Instituto Propague e a Linx, a líder em tecnologia especializada para o varejo.

Veja também:

Black Friday do Calor: altas temperaturas influenciam o varejo em 2023

Black November: promoções e vendas diluídas ao longo do mês viram tendência

Stone Varejo: outubro registra nova queda de 2,8% no setor

Mercado de pagamentos em dados: Pix chega a marca de R$ 1,37 trilhão no 2º trimestre de 2023

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!