Plano bienal da CVM traz novidades sobre influenciadores digitais, ESG e criptoativos

A principal novidade do plano bienal da CVM para 2023 e 2024 são as novas supervisões temáticas relacionadas a riscos, visando assegurar a promoção da eficiência e a integridade do mercado mobiliário.
Plano bienal da CVM traz novidades sobre influenciadores digitais, ESG e criptoativos
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O cenário de regulação do setor financeiro no Brasil começa o ano de 2023 com duas grandes novidades. A primeira delas é a implementação da lei que regulamenta a negociação de criptomoedas no país, sancionada no final de 2022. A segunda diz respeito ao plano bienal de supervisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) baseada em riscos para 2023 e 2024. Na agenda constam comissões temáticas para tratar exclusivamente da atuação dos influenciadores digitais, de ações ESG e criptoativos.

Segundo comunicado à imprensa, os três temas exigirão a atuação de várias superintendências técnicas que deverão trabalhar em conjunto com a Superintendência de Supervisão de Riscos Estratégicos da CVM.

Além da cobertura dessas novas áreas, alguns dos riscos que foram prioridade no plano bienal de 2021/2022 permanecem na agenda da autarquia. A saber, riscos relativos ao mercado marginal; a operações com partes relacionadas e à prevenção e combate à lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, assim como à proliferação de armas de destruição em massa.

Publicado em 21 de dezembro de 2022, o plano bienal da CVM 2023/2024 destaca em sua estrutura, além dos cenários de risco, ações para promover a eficiência e a integridade do mercado mobiliário.

Como o plano bienal da CVM pretende acompanhar os influenciadores digitais de finanças

A principal novidade dessa edição do plano bienal da CVM são as supervisões temáticas. Dentre elas se destaca a de influenciadores digitais que falam sobre finanças. A criação dessa supervisão é resultado da crescente utilização das redes sociais por investidores e do impacto sobre a tomada de decisão de investimentos com base no conteúdo nelas veiculado.

Segundo estudo da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o alcance desses influenciadores já atinge 74 milhões de brasileiros.

Para monitorar a atividade, a CVM utilizará ferramentas automatizadas e de inteligência artificial, a fim de ter subsídios para eventuais decisões que julgue pertinentes tomar.

Nesse sentido, a proposta é acompanhar a participação dos influenciadores nas ofertas públicas de ações, pois pode haver possível vínculo com ofertantes ou intermediários, representando, assim, conflito de interesses.

Leia também: Influenciadores digitais aplicam esquema de fraude na bolsa norte-americana

Além disso, a CVM também vai atuar com base em reclamações, denúncias ou fatos publicamente constatados.

Ao mesmo tempo, a linguagem usada nos conteúdos veiculados nas mídias sociais é outro objeto de análise, ainda que existam advertências de que não se trata de recomendação de investimento. A ideia aqui é dar total transparência aos conteúdos patrocinados e evitar mensagens que comprovem a tentativa de convencer o público a investir.

Ainda conforme a autarquia, a supervisão terá caráter preliminar. Até porque ela entende que o monitoramento dos influenciadores digitais deverá passar por várias fases de aprendizado e consequentes ajustes até o fim do biênio.

Só então a CVM acredita que o processo estará ajustado no sentido de identificar desvios de conduta ou se eles vêm avançando no âmbito de regulação da autarquia, onde para atuar precisariam de registro.

Para esse trabalho, a Supervisão de Riscos Estratégicos atuará junto com as superintendências de Supervisão de Investidores Institucionais, Relações com o Mercado e Intermediários e Registros de Valores Mobiliários.

Os objetivos da supervisão em ESG

Outra supervisão temática do plano bienal da CVM para o período 2023/2024 é a de ações ESG, sigla em inglês para ambiental, social e governança. Nessa área, o regulador tem como objetivo acompanhar a evolução do tema no cenário tanto nacional como internacional.

A expectativa é de que seja avaliado o preenchimento das informações exigidas nos formulários de referência do órgão a partir de 2023. Ainda mais que, no ano que passou, ocorreram modificações na Resolução 59, que dita as regras desses documentos, com a CVM passando a exigir mais informações ESG das companhias listadas em bolsa a partir de 2023.

Para o regulador, essa avaliação das informações contidas nos formulários de referência vai permitir que se alcance melhorias na qualidade do conteúdo e se possa ajudar o investidor na tomada de decisão.

Ademais, uma vez com esse novo processo em prática, a autarquia acredita que terá condições de analisar se será preciso definir mais regras relacionadas ao tema. Até porque a CVM está em busca de subsídios para participar de consultas públicas no âmbito de ações ESG em fóruns no exterior.

Para atingir esses objetivos, a autarquia deve envolver o trabalho das superintendências de Supervisão e Riscos Estratégicos, Relações com Empresas, de Investidores Institucionais e de Normas Contábeis e de Auditoria.

O que o plano bienal da CVM diz sobre os criptoativos

Finalmente, ainda entre as novidades do plano bienal da CVM 2023/2024 está a supervisão de criptoativos. Nesse quesito, a autarquia vai analisar, em especial, as ofertas não registradas de security tokens distribuídos pelas principais corretoras de criptoativos. A saber, esses tokens são títulos convencionais digitalizados, podendo representar inclusive ações.

Desse modo, explica a CVM, a ideia é avaliar se a oferta desses criptoativos se configura como Contrato de Investimento Coletivo (CIC), instrumento por meio do qual um determinado número de investidores formaliza a captação de recursos com o objetivo de financiar projetos específicos ou empresas de seu interesse. Se afirmativo, a operação entra no âmbito de regulação da autarquia.

Aliás, segundo o órgão regulador, têm aparecido várias consultas e reclamações sobre a possibilidade de determinada oferta de security token se caracterizar como valor mobiliário.

Para realizar esse acompanhamento a Superintendência de Supervisão de Riscos Estratégicos contará com o suporte da Superintendência de Supervisão de Securitização.

Ademais, vale lembrar que antes da divulgação do plano bienal da CVM, a autarquia havia emitido, em outubro de 2022, um parecer sobre criptoativos, contendo orientações sobre o tema.

 

Veja mais:

Criptomoedas no Brasil têm regulação sancionada: e agora, o que se pode esperar?

Investimento contra golpes financeiros marcam mercados globais

CVM divulga parecer sobre criptoativos: veja as principais orientações

Mudanças na tarifa de intercâmbio para cartões de débito e pré-pago

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!