Investimentos verdes ganham mais incentivo no Brasil

Programa do governo federal visa promover a atração de capital externo privado para o país, mediante proteção cambial, abrindo espaço para um futuro mais verde e sustentável.
Investimentos verdes ganham mais incentivo no Brasil
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Reforçando as ações em direção à descarbonização da economia, tema cada vez mais recorrente na agenda de reguladores e governos em todo o mundo, o Brasil chega com novidades para fomentar os investimentos verdes no país.

Durante a reunião de presidentes de bancos centrais e ministros de finanças do G20, grupo das 20 economias mais desenvolvidas do mundo, realizada em fevereiro de 2024 em São Paulo, o governo federal, representado pelos ministérios da Fazenda e do Meio Ambiente, divulgou um programa voltado para a captação de capital estrangeiro privado com proteção cambial.

Denominado Eco Invest Brasil, o programa se insere no Plano de Transformação Ecológica Nacional em curso e conta com apoio de entidades internacionais, a exemplo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prometeu US$ 2 bilhões via linhas de crédito e apoio técnico às operações no escopo do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima.

De acordo com o governo, a proposta é trazer mais recursos internacionais destinados a projetos sustentáveis, enquanto também oferece proteção para que os riscos relacionados à volatilidade cambial sejam reduzidos e não limitem os investimentos verdes no país, fundamentais para a sua transição energética.

Como o país pretende fomentar a atração de capital externo para investimentos verdes

Na apresentação do programa, as autoridades brasileiras explicaram que a iniciativa possibilitará que investidores e empresas com sede no país captem recursos no exterior por meio de operações no mercado de capitais.

A ideia é viabilizar tais operações alavancando recursos internacionais muitas vezes já disponíveis no Brasil, mediante linhas de crédito a custos menores.

Com isso, será possível aumentar a integração entre os investidores, o sistema financeiro internacional e as empresas nacionais, ao passo que também elimina barreiras que outrora inviabilizavam investimentos de longo prazo no país, pavimentando o caminho para a ampliação dos investimentos verdes e um futuro mais sustentável.

No que diz respeito à proteção cambial, o governo esclareceu que não se trata de uma interferência no mercado de câmbio para diminuir as flutuações, por exemplo, nem definir de forma artificial a cotação da moeda.

O que se propõe é a oferta de uma espécie de proteção especificamente para os projetos de transição energética. Isso porque, tendo em vista a volatilidade do real, os custos para proteger investimentos no caso de prazos mais elevados são mais altos, o que inviabiliza a captação de recursos em moedas estrangeiras.

Assim, funcionando como um tipo de seguro, se a moeda nacional se desvalorizar a um determinado patamar, os investidores estarão protegidos. Na prática, para cobrir eventuais diferenças no câmbio, eles poderão adquirir dólares com taxas previamente estabelecidas, diminuindo eventuais perdas.

Nesse contexto, o Banco Central do Brasil (BC) vai intermediar, junto ao BID, o oferecimento do seguro cambial tanto para quem contrata como para quem financia investimentos verdes no Brasil.

Destino mais atrativo

Ao lançar o Eco Invest Brasil, a expectativa é de que o país se destaque no cenário internacional, liderando a promoção da agenda verde em escala global.

Afinal, conforme o governo, o programa viabilizará investimentos verdes estrangeiros diretos no país de forma garantida e segura, tornando-se, por sua vez, um destino mais atrativo para os investidores alinhados à sustentabilidade.

Ademais, o programa introduz inovações financeiras que procuram oferecer alternativas a fim de incrementar os retornos de investidores interessados no Brasil, entre elas maior liquidez de longo prazo, via a linha de crédito do BID.

Em contrapartida, a população brasileira se beneficiará por meio de um impacto socioeconômico significativo em direção a uma economia com menos emissões de carbono, pois o programa pretende levar em conta as desigualdades sociais.

Próximos passos

Segundo o governo, a fim de fomentar a atração de capital externo para os investimentos verdes para o Brasil, primeiramente será feita a edição de uma Medida Provisória (MP) estabelecendo a criação do programa e a modalidade de crédito específica para a sua implementação.

Essa MP também vai autorizar o BC a intermediar as transações que permitirão a proteção cambial prevista pelo programa, enquanto o Ministério da Fazenda responderá pela regulamentação da linha de crédito, distribuição dos recursos e pela prestação de contas e divulgação das informações.

Uma vez publicada a MP, o Conselho Monetário Nacional (CMN) vai se encarregar de definir as normas infralegais necessárias, assegurando, portanto, que as operações estejam em consonância tanto com a política econômica do país como com a legislação brasileira.

 

Veja também:

Finanças verdes: o que são e por que demandam a atenção do sistema financeiro

Finanças verdes: investimento global salta

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!