O que é mercado de carbono?

O desenvolvimento desse mercado passou a ser um dos temas mais discutidos nos últimos tempos no cenário internacional, unindo o interesse econômico com a preocupação global em agir em prol da sustentabilidade.
O que é mercado de carbono? Entenda por que ele é tão importante
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Nos últimos anos, muitos países têm olhado para o mercado de carbono e para a capitalização sustentável como parte da solução para a crise ambiental e climática. Isso porque, apesar das iniciativas e acordos internacionais para desacelerar os efeitos das mudanças climáticas, as emissões de gases de efeito estufa ainda seguem registrando um volume preocupante para o meio ambiente.

Nesse sentido, a menos que se alcance reduções profundas em um curto prazo, os cientistas alertam para um novo aumento de temperatura superior a 2ºC ainda no século 21. Para que os objetivos de redução sejam alcançados, é necessário, além do comprometimento das economias globais, um alto fluxo financeiro para financiar a transição para uma economia mais sustentável e minimizar a crise climática.

Dito isso, a construção de um mercado de carbono foi introduzida justamente como uma das estratégias para controlar a crise climática, colocando efetivamente um preço na poluição e emissão de gases poluentes, além de criar um incentivo econômico para que os países reduzam as emissões nocivas ao meio ambiente.

Até porque, é exatamente pela ausência de suporte financeiro que muitas nações estão ficando aquém dos objetivos climáticos a serem alcançados até 2030, conforme estabelece o Acordo de Paris e, mais recentemente, os compromissos assumidos na COP27, a conferência anual do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), realizada em novembro de 2022.

Por isso, a promoção de um mercado de carbono passou a ser um dos temas mais discutidos nos últimos tempos no cenário internacional, somando o interesse econômico com a preocupação global em agir em prol da sustentabilidade. Daí a sua importância para o futuro do planeta e da resiliência da economia global.

Portanto, nada melhor do que entender como o mercado de carbono está estruturado e como ele funciona. Até porque, somente com um olhar mais atento não só de governos e empresas, mas também da sociedade como um todo, será possível que todos deem a sua contribuição no combate à crise climática.

Como surgiu o conceito?

Embora sua notoriedade seja mais recente, a semente para criação do mercado de carbono foi plantada na ocorrência do que hoje se conhece por COP, durante a ECO-92, evento realizado, em 1992, na Cidade do Rio de Janeiro.

Cinco anos depois, com a assinatura do protocolo de Quioto, ficou decidido que os países signatários desse documento deveriam assumir compromissos mais rigorosos a fim de atenuar o lançamento na atmosfera de gases causadores de efeito estufa.

Dava-se, desse modo, mais um passo em direção à implementação do mercado de carbono como hoje é conhecido. Contudo, para passar a vigorar, esse protocolo deveria reunir 55% dos países que respondessem por 55% das emissões mundiais de gases nocivos. A saber, isso só ocorreu em novembro de 2004, depois que a Rússia ratificou o documento.

Foi dessa forma que a diminuição das emissões de gases que provocam o efeito estufa passou a ter um valor econômico, o chamado crédito de carbono. Dessa forma, os países teriam um incentivo financeiro para limitar ou reduzir as emissões nocivas ao meio ambiente, o que foi mais uma vez legitimado pelo Acordo de Paris em 2015 e subsequentemente pelas conferências do clima anuais promovidas pela ONU.

Como funciona o mercado de carbono?

Conforme mencionado, a precificação, ou seja, a unidade básica do mercado de carbono é o crédito de carbono, que equivale, conceitualmente, a uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o principal gás gerador de efeito estufa. Porém, a redução de outros gases, que igualmente são capazes de gerar o efeito estufa, também pode ser transformada em créditos de carbono, utilizando-se para isso, o conceito de carbono equivalente.

Assim, o mercado de carbono se estrutura a partir da compra e venda desses créditos. Essa negociação pode envolver organizações governamentais, bem como empresas privadas que trabalham com metas relacionadas a soluções climáticas e redução de emissões. Por exemplo, o comércio de emissões acontece quando um país que atinge a sua cota de emissões além do limite permitido e recomendado busca comprar créditos de carbono daqueles que estejam com níveis de emissão abaixo do limite estabelecido.

Ao mesmo tempo, a precificação do mercado de carbono também tem a capacidade de canalizar a demanda de investidores e consumidores para produtos e serviços que emitem menos gases de efeito estufa. Dessa forma, isso estimula a aplicação de recursos em projetos e tecnologias mais verdes. Nesse contexto, por exemplo, se enquadram projetos de fontes de energia solar ou iniciativas de conservação florestal.

No Brasil, a regulação desse mercado ainda tramita na Câmara dos Deputados, por meio do projeto de lei 528/21, que propõe a instituição do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE), ainda sem previsão para votação.

Tipos de mercado de carbono

Basicamente, são dois os tipos de mercado de carbono: de conformidade e voluntário. O primeiro, também conhecido como mercado regulado, surge como resultado de qualquer política ou exigência regulatória seja em âmbito nacional, regional e/ou internacional. Esse é regido pelo Protocolo de Quioto, no qual os países comprometidos com o tratado têm obrigação de cumprir as metas de emissão estabelecidas.

Já o mercado de carbono voluntário, que pode ser nacional ou internacional, como a própria denominação específica, refere-se à emissão e negociação de créditos de carbono de forma espontânea.

Vale destacar que a oferta atual de créditos voluntários de carbono é oriunda principalmente de organizações privadas que criam projetos de carbono, ou governos que formatam programas certificados por padrões de carbono que geram reduções e/ou remoções de emissões.

A demanda do mercado de carbono voluntário vem, por sua vez, de particulares que desejam compensar suas respectivas pegadas de carbono, a exemplo de corporações com metas de sustentabilidade e aqueles que visam vender créditos a um preço mais alto para obter lucro.

Por que esse mercado é importante?

O mercado de carbono pode ser considerado importante para o futuro do planeta e da humanidade por uma série de razões. As principais são:

  • O mercado de carbono permite que países obtenham receita tomando medidas apropriadas para minimizar a poluição, reduzir as emissões de carbono e limitar o aumento da temperatura global;
  • Esse mercado também se destaca por focar no envolvimento voluntário das empresas para declarar seus compromissos, planos de ação e medidas tomadas para controlar as emissões;
  • Permite que as indústrias verdes e energeticamente eficientes aumentem seus ganhos por meio do comércio de créditos de carbono, aumentando a lucratividade. Isso as ajudará a financiar mais projetos de transformação climática.

Principais desafios do mercado de carbono

Apesar do progresso no sentido de acordar processos e metodologias que os países precisam seguir para acessar o mercado de carbono, ainda há muitas oportunidades e uma série de preocupações que podem atrapalhar o desenvolvimento desse mercado. Questões relacionadas à contagem dupla de reduções de emissões de gases de efeito estufa; abusos dos direitos humanos, desrespeito de povos indígenas e comunidades locais; e práticas de greenwashing são alguns dos pontos que prejudicam a credibilidade e sustentabilidade de um comércio de créditos de carbono.

Dessa maneira, para que os mercados sustentáveis obtenham sucesso, além dessas questões, existem questões também questões voltadas à governança e jurisdição das normas regulatórias que não podem ser ignoradas pelas autoridades. Entre elas, destacam-se:

  • Falta de consciência e clareza sobre os diferentes ativos de carbono, muitas vezes resultando em expectativas de preços irracionais;
  • Dúvidas sobre a eficiência do mercado de carbono, pois algumas empresas apenas compram créditos, sem fazer nenhuma tentativa de reduzir suas próprias emissões;
  • Ofertas de créditos de má qualidade;
  • Definição de requisitos nos diferentes países em relação à governança e regulamentações básicas no sentido de incentivar a participação voluntária no mercado de carbono.

O mercado de crédito de carbono em números

Diante do número de empresas e pessoas da sociedade civil cada vez mais engajadas em causas ambientais, o mercado de carbono, aos poucos, vem se revelando promissor.

Segundo analistas da consultoria global Refinitiv, o valor dos mercados globais negociados para licenças de CO2 em 2021 cresceu 164% na comparação com o ano anterior, alcançando a cifra de 760 bilhões de euros, ou o equivalente a quase US$ 800 bilhões.

Ainda de acordo com o relatório por eles publicado, o Anual Carbon Market Year in Review (Revisão Anual do Mercado de Carbono, na tradução direta), a maior parte do aumento veio do Sistema de Comércio de Emissões da União Europeia (EU ETS), lançado em 2005, que é, até então, o mercado de carbono mais estabelecido do mundo. Esse sistema respondeu por 90% do valor global de 683 bilhões de euros, quase US$ 719 bilhões.

 

Veja mais:

Finanças Verdes: para o sistema financeiro, é importante pensar em sustentabilidade?

Conheça os projetos de Finanças Sustentáveis na Ásia

UE desiste de proibir proof of work e desacelera agenda sustentável

Emissões de CO2 na mira da tecnologia bancária verde

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!