Regulação de criptomoedas na América Latina: qual a abordagem dos diferentes países?

A primeira experiência de uso do Bitcoin como moeda oficial de curso legal aconteceu em um país latinoamericano, El Salvador, e influenciou a região como todo. Por isso, o foco do último episódio da série sobre regulação de criptomoedas, são países da América Latina.
Regulação de criptomoedas na América Latina: qual a abordagem dos diferentes países?
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

A regulação de criptomoedas segue trazendo debates importantes e preocupações ao público e, com o intuito de explicar os acontecimentos, os episódios recentes do Cashless têm focado na atualização do cenário regulatório em diferentes países e regiões. Depois de EUA, Austrália e os principais mercados asiáticos, fechamos a série falando de América Latina.

As criptomoedas têm tido um boom de interesse na região e, com isso, um crescimento equivalente em discussões regulatórias. Diferente de China e Índia, no entanto, a postura tem sido mais positiva e países da região têm buscado acomodar e promover o mercado com regulações ao invés de combatê-lo. Mesmo o México, com postura mais dura, não chega a falar em proibições. Em termos de abordagem, portanto, o diferencial da região é ser a casa da primeira experiência de adoção de uma criptomoeda como moeda de curso legal de um país, medida adotada em El Salvador.

No Cashless dessa semana explicamos o caso de El Salvador e seus desdobramentos trazendo um debate se há um contexto regional que pode estar relacionado com a postura diferente em relação ao mercado de criptomoedas. Também exploramos as tendências regulatórias de países como Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia, Panamá e México para dar uma visão ampla do cenário latinoamericano para criptomoedas.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia

Confira mais conteúdos sobre o assunto:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!