Evolução dos meios de pagamento: dos cartões aos pagamentos digitais

Evolução dos meios de pagamento: dos cartões aos pagamentos digitais

Inscreva-se

O mercado de pagamentos já movimenta mais de 2 trilhões de reais por ano, apenas no Brasil. Se você não trabalha ou empreende no setor, provavelmente vai atendê-lo ou demandar serviços dele muito em breve. Por isso, montamos um curso para te ajudar a compreender e atuar nesse mercado.

Acesse o portal do aluno

O mercado de pagamentos é o setor mais representativo dentre as fintechs brasileiras, foco de inúmeras inovações do Banco Central e ponto de contato da população com o sistema financeiro. É um setor em crescimento com múltiplas oportunidades.

Se você não trabalha ou empreende no setor, provavelmente vai atendê-lo ou demandar serviços dele muito em breve, pois estamos falando de um mercado que já representa mais de 40% do consumo das famílias brasileiras e segue em franca expansão.

Meios de pagamentos: a porta de entrada para o sistema financeiro

Neste curso, organizado pelo Instituto Propague, think tank especializado em serviço financeiro, vamos discutir os principais desafios do setor de pagamentos. Usando exemplos de casos reais, vamos entender como o CADE e o Banco Central trabalham para garantir a competitividade do setor.

Além disso, vamos tratar das duas mudanças nos meios de pagamento que vão impactar profundamente o setor nos próximos anos: a registradora de recebíveis e os pagamentos instantâneos, como o Pix.

Com um total de quatro módulos online e uma aula especial ao vivo ao final, esse curso inclui, materiais de leitura, vídeos e podcasts selecionados pelos especialistas do Instituto Propague para complementar o aprendizado,

Objetivos do Curso

Ao final o aluno compreenderá:

  • Diferentes nichos do mercado de pagamentos e seus atores;
  • Quais os principais desafios do mercado;
  • De que forma o CADE e o Banco Central atuam para garantir a competitividade no setor;
  • O que é a Registradora de Recebíveis de cartão e qual será seu impacto;
  • O que são pagamentos instantâneos, quais casos internacionais inspiraram o Pix e as tendências para o futuro.

Nível

O curso é de nível introdutório, não sendo necessário conhecimento prévio para compreensão dos conteúdos ensinados.

Metodologia

Cada módulo deste curso sobre meios de pagamentos tem um tema a ser trabalhado, e é composto de até duas aulas gravadas de no máximo 30 minutos em que os professores explicam os principais conceitos desse tema. Ao final do curso o aluno terá a oportunidade de participar de uma aula ao vivo para tirar dúvidas e se aprofundar nos conceitos que tiver interesse.

Para complementar o aprendizado, o aluno encontrará também materiais de leitura, vídeos ou podcasts cuidadosamente selecionados para cada um dos temas. Todo o conteúdo disponibilizado é fundamental para compreender por completo o tema tratado.

As aulas são disponibilizadas por meio de nossa plataforma de ensino, que inclui também quizzes para testar a absorção do conteúdo e um fórum no qual os alunos podem compartilhar com os demais suas ideias, dúvidas e aprendizados.

Investimento

O valor do curso é de R$ 179,00, que pode ser parcelado em até 6x de R$ 29,83.

Prazos de Inscrição

Para garantir o bom aproveitamento dos alunos, as inscrições podem ser feitas diretamente pela plataforma do curso até 05/07/2021.

As aulas estarão disponíveis a partir do dia 31/05/2021 e o aluno terá até 31/07/2021 para completar o curso. Após esse prazo o aluno perderá o acesso aos conteúdos.

A aula ao vivo acontecerá em 30/06/2021 às 19h e terá duração de duas horas. Caso o aluno não consiga participar, ela ficará disponível na plataforma para ser assistida em um momento posterior.

Carga horária

Estima-se que o aluno leve 10 horas para concluir todo o curso online.

Conteúdo

Módulo 1: O pagamento como entrada para o mercado financeiro brasileiro: conceitos e desafios

Apresentaremos a dinâmica de plataforma por trás dos meios de pagamento, como os agentes se relacionam e contextualizaremos a relevância do setor e os principais desafios que ele enfrentou nos últimos anos.

Módulo 2: As ações do CADE e do BC: os casos que promoveram a competição e os seus fundamentos

Trataremos da importância da competição para o setor de pagamentos, além de apresentar, com base em casos reais, a solução para dois dos principais desafios enfrentados nos últimos anos: a exclusividade e a precificação.

Módulo 3: Recebíveis de cartão e garantia de crédito: a registradora cria novas oportunidades para o varejo

A registradora de recebíveis tem relevância não só para o mercado de pagamentos mas também para o crédito, e nesse módulo explicaremos como ela funciona e como essa solução se desenvolveu.

Módulo 4: Digitalização e o funcionamento do Pix: impacto dos pagamentos instantâneos no Brasil e no mundo

O Pix não é o único meio de pagamento instantâneo e nesse módulo vamos abordar os casos internacionais que inspiraram a sua criação, além das etapas de sua implementação, os resultados que ele atingiu até agora e as funcionalidades que podemos esperar para o futuro.

Professores

Bernardo Piquet, Diretor do Instituto Propague e Joana Vaccarezza, Pesquisadora no Instituto Propague.

Público

Pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar no mercado de pagamentos, seja em grandes instituições financeiras ou fintechs, além de estudantes, advogados, consultores e demais profissionais que interagem com o assunto no seu cotidiano.

Certificado

O curso possui certificado de participação assinado pelos diretores do Instituto Propague, para os alunos que completarem pelo menos 75% do conteúdo.

Confira também o nosso curso gratuito sobre fintechs: Fintechs: como surgiram e o que esperar para o futuro

Veja também alguns dos nossos conteúdos:

Se interessou por este curso?
Inscreva-se agora!

Inscreva-se