Busca avançada X

Áreas

Categorias

Ordernar por:

Reproduzir Mercado
Cursos

Mercado de Meios de Pagamentos: Inovações e Desafios

Em parceria com o ITS Rio, o Instituto ProPague lança seu primeiro curso sobre mercado de pagamentos. Serão 4 aulas em tempo real onde entenderemos o contexto do mercado, seu histórico regulatório e os próximos passos. Início: 26/11/2019.

A tecnologia transforma a sociedade e também o mercado de meios de pagamentos. Na última década, as pessoas mudaram a forma de consumir, e consequentemente, as empresas inovaram a maneira de oferecer seus serviços. Com o aumento da concorrência na indústria de meios de pagamentos houve, por exemplo, o fim da exclusividade entre adquirentes e bandeiras, ao mesmo tempo em que novos produtos e serviços foram criados e passaram a ser oferecidos.

Com tantas transformações, os consumidores ganharam um ambiente online seguro, mais controle de seus dados e em breve terão a decisão de compartilhar, ou não, suas informações com outras instituições, e contar com mais vantagens nos serviços prestados com um custo menor. Para que toda esta transformação continue a acontecer, é fundamental debater sobre o mercado de pagamentos e ter um melhor entendimento dos papéis dos atores envolvidos neste contexto. Mais do que apenas informar dos usuários sobre produtos e serviços, é preciso fomentar o conhecimento de públicos de interesse, principalmente de juristas, empreendedores e acadêmicos.

No curso “Mercado de Meios de Pagamentos: inovações e desafios”, correalizado pelo Instituto ProPague e ITS, com apoio da Stone, iremos analisar como funciona uma operação de pagamento, quais os atores envolvidos, as diferenças dos cenários físicos e eletrônico, a mudança na legislação e a regulação vigente. Iremos também conceituar Open Banking, pagamento instantâneo, sandbox, e-commerce, entre outras inovações do segmento.

Investimento

O curso é gratuito.

Agenda

1ª aula: 26/11/2019 – das 19 às 20h30

2ª aula: 28/11/2019 – das 19 às 20h30

3ª aula: 03/12/2019 – das 19 às 20h30

4ª aula: 05/12/2019 – das 19 às 20h30

Aula 1: Contextualização

Com Bernardo Piquet e Fabro Steibel.

Na primeira aula, iremos contextualizar o mercado de pagamentos, analisando como funciona uma operação de pagamento, quais os agentes envolvidos nestas transações, suas funções e receitas, as inovações e os desafios do setor. Além de diferenciar os cenários físico e eletrônico nos meios de pagamento.

Aula 2: Histórico do mercado de pagamentos

Com Bernardo Piquet e Priscilla Menezes.

Você conhece a Lei 12.865/2013? Entenda quais são as motivações para a sua promulgação e como se deu a regulação do mercado de pagamentos com a quebra do monopólio e do cenário de exclusividade que existia neste setor. Entenda ainda, por meio de demonstração, quais são e como funcionam os arranjos de pagamento existentes e a estrutura de oferta e de concorrência no cenário de multi-adquirência.

Aula 3: Estrutura regulatória vigente

Com Bernardo Piquet e Fabro Steibel.

Nesta terceira aula abordaremos qual é e como funciona a estrutura regulatória existente para a entrada no mercado de meios de pagamento, assim como, a regulação de preços e interoperabilidade. Entenda também qual é o papel do CADE – Conselho Administrativo de Defesa Econômica e do Banco Central do Brasil e como atuam na regulação do segmento.

Aula 4: Próximos passos

Com Bernardo Piquet e Gabriel Aleixo.

Na última aula faremos um aprofundamento da agenda regulatória do setor, explicando as novas iniciativas e os novos serviços e analisaremos como está caminhando a regulação dessas novas operações. Somado a isso, elucidaremos o que é Open Banking, pagamento instantâneo, sandbox, e-commerce e entre outras inovações do segmento do mercado de pagamentos.

Professores

Bernardo Piquet

Sócio Stone Co., foi head de Relações Institucionais da Stone Pagamentos, atuando na área de regulação e concorrência. Ex-diretor da ABIPAG – associação que representa novas empresas no mercado de pagamentos. Criou o Instituto ProPague, com o objetivo de propagação de conhecimento sobre o setor financeiro. Advogado, formado pela PUC-Rio.

Fabro Steibel

Pos-doc, afiliado ao Berkman Klein Center na Universidade de Harvard, e membro do Global Council do Forum Econômico Mundial. É Pesquisador Independente (IRM) da Parceria de Governo Aberto no Brasil, fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos, tem pós-doutorado na Universidade das Nações Unidas, e foi pesquisador visitante na Universidade da Califórnia San Diego. É diretor executivo do ITS Rio.

Gabriel Aleixo

Graduado em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE). Possui cursos de Inovação, Criptografia, Psicologia e Filosofia da Mente pela Universidade de Cambridge, Reino Unido. Foi diretor de projetos da FGV Júnior Consultoria & Finanças, quando liderou consultores responsáveis pelas áreas de empreendedorismo e planejamento estratégico da empresa. Co-criador e apresentador da websérie Bitcoin em Português, primeiro curso aberto sobre bitcoin em língua portuguesa. Pesquisador do ITS Rio, atuando desde 2013 nas frentes de criptomoedas, tecnologia blockchain e segurança da informação.

Priscilla Menezes

Advogada e consultora nas áreas de Direito Empresarial, Inovação e Entretenimento; Doutoranda em Direito da Empresa & Atividades Econômicas pela UERJ; Mestre em Direito Empresarial pela UERJ; Especialista em Direito Empresarial pela UCAM; Bacharel em Direito pela UFF; Professora da ESPM/RIO, EMERJ e do Curso Master.

Público

Advogados, acadêmicos, empreendedores, economistas, entusiastas da tecnologia e interessados nos conceitos básicos do funcionamento e na regulação do mercado de pagamentos.

Certificados

Emitimos certificados de conclusão para alunos que assistirem ​a ​75% das aulas ao vivo ou certificado de participação para alunos que assistirem ​a todas as aulas gravadas até 15 dias após o final do curso.

Processo de Inscrição

As inscrições encerram no dia 26/11/2019 e só são válidas a partir do momento em que o(a) aluno(a) preenche o formulário de inscrição e recebe o e-mail de confirmação.

Quer ficar por dentro das discussões?

Inscreva-se para receber atualizações.