Ebook – O Regulador Inovador: Banco Central e a agenda de incentivo à inovação

Ebook – O Regulador Inovador: Banco Central e a agenda de incentivo à inovação

O livro, lançado em parceria com o LIFT Learning, política pública do BC, tem como destaque a evolução do Pix e as suas oportunidades futuras dentro do sistema financeiro nacional. Baixe gratuitamente!

Download

O Instituto Propague estabeleceu uma parceria com o LIFT Learning 一 política pública do Banco Central, apoiada pela FENASBAC, que tem como objetivo fornecer estrutura para fomentar o ecossistema de ideias no sistema financeiro, por meio da formação de jovens talentos e desenvolvimento de soluções inovadoras 一 para lançar o livro “O Regulador Inovador: Banco Central e a agenda de incentivo à inovação”. 

Seguindo o nosso objetivo de estimular estudos sobre os impactos do sistema financeiro na sociedade, o ebook traz análises sobre a atuação do Banco Central para garantir a existência de facilitadores no processo de inovação em pagamentos e do Sistema Financeiro Nacional (SFN) como todo. 

Nesse sentido, o Pix é um dos destaques do livro. O sistema de pagamento instantâneo do país foi tratado em detalhes em uma sistematização pioneira que conta a sua trajetória, desde a concepção até os primeiros resultados e oportunidades futuras.

E a organização da história dessa inovação é de grande valor, já que o Pix ultrapassou a TED e o DOC antes mesmo de completar 1 ano de funcionamento, representando 80% das transferências realizadas em abril de 2021 – segundo dados do Banco Central. O livro também explora iniciativas de estímulo à inovação do Banco Central como a criação do Sandbox Regulatório, do LIFT Lab e do LIFT Learning. 

O trabalho é resultado tanto de pesquisa como da atuação prática dos envolvidos nesse projeto de grande relevância para os principais debates do Sistema Financeiro Nacional, que evidencia a importância de iniciativas do Banco Central. 

Não perca a oportunidade de acessar um conteúdo tão importante para o mercado de forma gratuita!

Coordenadores:

Carlos Ragazzo

Presidente do Conselho Consultivo do Instituto Propague. Mestre e Doutor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. LL.M pela New York University School of Law (NYU). Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio. Visiting Scholar na University of California at Berkeley. Professor da Graduação e membro do corpo permanente do Mestrado e Doutorado em Direito da Regulação da FGV DIREITO RIO. Foi o primeiro Superintendente Geral do CADE (2012 a 2014) e Conselheiro do CADE (2008 a 2012).

João Benício Vale de Aguiar

Advogado formado pela FGV Direito Rio e com formação complementar pela Fudan University (China), SciencePo (França) e Universidade de Salzburg (Áustria). Assessor no Senado Federal e coordenador regulatório do LIFT Learning.

Ricardo Fernandes Paixão 

Pós-Doutor em Economia pelo European University Institute. Doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP. MBA pelo INSEAD Cingapura. Atualmente é servidor da Câmara dos Deputados, coordenador do LIFT Learning e professor na Faculdade de Engenharia de Produção da UnB.

Ficou interessado? Inscreva-se para baixar o livro!

Bem-vindo ao site do Instituto Propague. Para uma melhor experiência de navegação coletamos cookies. Ao continuar acessando este site você concorda com nossa Política de Privacidade.

Aceitar