Comércio eletrônico no Brasil: destaque para compras internacionais e marketplaces

O Brasil é hoje um dos principais mercados-alvo das empresas asiáticas nas vendas online. Paralelamente, a consolidação dos marketplaces entre os brasileiros complementa a nova fase de crescimento do e-commerce no país.
Comércio eletrônico no Brasil: compras internacionais e marketplaces impulsionam o setor
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Embora tenha se acelerado com a pandemia da Covid-19, no Brasil, o comércio eletrônico já existe há aproximadamente três décadas e sua história acompanha o desenvolvimento da internet no país. Ao longo desse tempo, o modelo além de crescer se transformou e, hoje, ganha novos contornos ao ultrapassar fronteiras, com o avanço das compras online internacionais, especialmente da Ásia, e a preferência dos brasileiros pelos marketplaces.

Para entender o que isso significa, dois estudos recentemente divulgados procuram explicar como esses dois fenômenos estão impactando positivamente o comércio eletrônico no Brasil e o que se espera do setor pelos próximos anos.

O primeiro deles, “Insights and Opportunities for Regional Expansion Success – Interconnecting Asia-Pacific and Latin America” (Insights e oportunidades para o sucesso da expansão regional – interconectando a Ásia-Pacífico e a América Latina, na tradução direta), lançado pela Nuvei, uma fintech canadense da área de pagamentos, aponta que o comércio eletrônico deve crescer 20% ao ano no Brasil entre 2022 e 2026, alcançando até US$ 328 bilhões.

Em se tratando de América Latina, o desempenho deixa o Brasil atrás apenas do México, que deve registrar um incremento de 32% no comércio eletrônico ao ano em igual período.

Nesse cenário, afirma a publicação, grande parte do crescimento será impulsionado pelo comércio eletrônico transfronteiriço com a Ásia, que atualmente representa apenas 16% de todas as importações das compras online da região, mas que deve quase dobrar de tamanho até 2026, chegando a 28%.

Por que o comércio eletrônico brasileiro é tão atraente para a Ásia?

De acordo com o estudo da Nuvei, de todos os países da América Latina, o Brasil, ao lado do México, é particularmente relevante e atraente para as empresas asiáticas no comércio eletrônico por atributos como o seu tamanho, dinamismo e padrões culturais.  Características semelhantes às dos mercados asiáticos.

Além disso, a região conta com centenas de métodos de pagamento locais, o que também contribui para o sucesso das vendas. Afinal, os comerciantes podem facilmente integrar e encontrar o método de pagamento certo para atrair clientes em suas plataformas de comércio eletrônico. Aqui, basta observar o sucesso do sistema de pagamento instantâneo Pix, que se juntou aos já populares boleto e cartões.

Assim, a integração desses fatores com a intenção das empresas asiáticas de expandir suas operações e atingir clientes além de sua região de origem, colocam a América Latina, em especial o Brasil, no topo de sua lista de mercados-alvo.

O papel impulsionador dos marketplaces

Juntamente com o maior acesso a produtos importados, a concentração da jornada de compras online em marketplaces é outro impulsionador do comércio eletrônico no Brasil, segundo o estudo “Marketplaces: hábitos e tendências do consumidor brasileiro”, lançado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em conjunto com a empresa de pesquisa Toluna.

Esse estudo descobriu que 85% dos consumidores brasileiros usam marketplaces como principal plataforma de comércio eletrônico. Além disso, cerca de 80% deles afirmam utilizar os marketplaces para pesquisar antes de comprar.

De acordo com a publicação, o motivo principal para utilizar esse tipo de plataforma é “encontrar preços mais baixos”, citado por 73% dos entrevistados, seguido por “é mais fácil/ prático/ conveniente” (60%), e “ter uma escolha mais ampla” (55%).

E na tentativa de encontrar preços mais baixos, explica Eduardo Terra, presidente da SBVC, as compras em plataformas transfronteiriças são vistas com a mesma naturalidade que aquisições feitas em marketplaces nacionais. Desse modo, corroborando o interesse revelado pelas empresas asiáticas no comércio eletrônico brasileiro, conforme relata o estudo da Nuvei.

Ademais, o uso de diversos meios de pagamento nas plataformas digitais também é um aspecto de destaque da pesquisa da SBVC. Segundo a publicação, apesar de o parcelamento no cartão de crédito ser o meio preferencial de compra em marketplaces, é importante mencionar que 20% dos consumidores já pagaram via Pix nas plataformas.

 

Veja mais:

E-commerce no Brasil: cresce mercado para pagamentos digitais pós-COVID

Vendas online têm comércio de conversação como novo aliado

Omnichannel acirra a disputa do varejo pelo consumidor

Unified Commerce: o que é e como funciona o próximo capítulo do varejo

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!