Tecnologia 5G no Brasil e sistema financeiro: relações e tendências

Com a iminente entrada da tecnologia 5G no Brasil e movimentação das operadoras de telecomunicações para entrar no segmento financeiro, as relações entre os dois setores têm sido destacadas. Falamos delas no Cashless dessa semana.
Data
Autor
Instituto Propague
Produto
Compartilhar

A infraestrutura de telecomunicações para permitir o avanço da transformação digital do sistema financeiro costuma ser tema de destaque nos debates. Em 2021, movimentos da ANATEL indicaram que a entrada da tecnologia 5G no Brasil está próxima e isso trouxe expectativas sobre o potencial de avanço do acesso à internet e o que isso pode representar para inclusão financeira.

Do lado do mercado, o fato do acesso digital aos serviços financeiros depender da internet oferecida por essas empresas de telecomunicações tem aproximado os dois setores, com parcerias entre empresas de telecom e fintechs aumentando.

No podcast Cashless desta semana, falamos sobre essas relações entre o setor financeiro e de telecomunicações, comentamos as expectativas para a entrada da tecnologia 5G no Brasil e o potencial para facilitar o processo de inclusão financeira por vias digitais e exploramos a motivação da entrada de empresas de telecomunicações no mundo financeiro.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto ProPague, Professor da FGV Rio e ex-conselheiro do CADE
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto ProPague e doutoranda em economia

Confira outros conteúdos do Propague:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!