Tendências tecnológicas que vão turbinar os aplicativos em 2024

Levantamento revela como as tecnologias emergentes vão remodelar completamente as experiências digitais dos usuários, resultando em soluções atraentes e preparadas para o futuro.
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Levantamento recente da WebProNews, plataforma global de informações sobre negócios e tecnologia, aponta que o mercado de aplicativos móveis continua em ascensão meteórica, devendo alcançar quase US$ 675 bilhões até 2027. Nesse sentido, uma série de tendências tecnológicas de desenvolvimento prometem potencializar essa trajetória já em 2024.

Segundo a publicação, são tecnologias que têm a capacidade de remodelar completamente as experiências digitais dos usuários, resultando em aplicativos cada vez mais atraentes e preparados para os desafios e oportunidades atuais e futuros.

Afinal, com a popularização dos smartphones, os aplicativos móveis passaram a ocupar papel de destaque no dia a dia das pessoas, contemplando desde a função básica de comunicar, passando pelo entretenimento, a educação, a saúde e as finanças.

Quando se olha para o Brasil, o Relatório Digital 2024, uma colaboração entre as agências digitais We Are Social e Meltwater, descobriu que os brasileiros são o segundo povo do mundo que mais passa tempo online. Com uma média de nove horas e dezesseis minutos por dia, perdem apenas para os sul-africanos, que dedicam oito minutos a mais, em média, da sua jornada diária com essa finalidade.

Adicionalmente, em outra pesquisa global divulgada em 2023, a Rocket Lab identificou que, enquanto conectadas, as pessoas costumam utilizar 90% desse tempo para navegar em aplicativos, como redes sociais, ferramentas de produtividade, finanças e lojas de comércio eletrônico.

Dessa forma, os analistas de mercado avaliam que esses números são mais do que suficientes para justificar a necessidade de as empresas olharem cada vez mais para as tendências tecnológicas de desenvolvimento, visando turbinar suas aplicações móveis.

Aplicativos sob demanda e alimentados por IoT

De acordo com o levantamento da WebProNews, o uso de aplicativos sob demanda continuará liderando a lista de tendências tecnológicas de desenvolvimento mobile.

Isso se confirma à medida que a tecnologia segue evoluindo e as preferências dos consumidores muda consoante a sua conveniência e satisfação instantânea.

Dessa maneira, é por meio dos aplicativos sob demanda que as empresas serão capazes de aprimorar a experiência do cliente, atingindo novos patamares de atendimento e eficiência.

Ao mesmo tempo, a maior integração dos aplicativos móveis com dispositivos da Internet das coisas (IoT), criando ecossistemas interconectados que oferecem uma experiência de usuário tranquila, se junta ao rol de tendências tecnológicas para o desenvolvimento de aplicações móveis em 2024.

Com efeito, a IoT não abrange apenas casas inteligentes. Na verdade, destaca a publicação, ela se configura como uma força onipresente que está reconfigurando todos os setores.

De controles domésticos inteligentes a wearables, os aplicativos móveis baseados em IoT se tornarão pequenos grandes centros de comando, permitindo que os usuários gerenciem e monitorem sem esforço o ambiente ao seu redor. Com isso, vislumbra-se mais eficiência operacional, redução de custos e maior sustentabilidade para as organizações.

Blockchain amplia tendencias tecnológicas para o desenvolvimento de aplicativos

Adicionalmente, conforme as preocupações com a segurança e a privacidade dos dados dos usuários continuam a crescer, a tecnologia blockchain está emergindo entre as tendencias tecnológicas na geração de aplicações mais seguras.

Afinal, a blockchain garante transações protegidas e transparentes, pois armazena dados em blocos isolados e imutáveis. Portanto, o estudo afirma que ela se configura como a solução perfeita para aplicativos que lidam com informações confidenciais e exigem uma camada extra de proteção.

Navegação por Realidade Aumentada e ativamento por voz

Ainda no radar da publicação, a navegação por Realidade Aumentada também integra as tendências tecnológicas para aplicativos móveis em 2024, antecipando como essa tecnologia desempenhará um papel fundamental em vários setores, especialmente no turismo e na mobilidade urbana.

Esse avanço visa tornar a navegação mais intuitiva e interativa, fornecendo direções em tempo real, pontos de interesse e informações contextuais adaptadas à localização e necessidades de cada usuário.

Paralelamente, entram em cena os aplicativos ativados por voz, alimentados por algoritmos de processamento de linguagem natural.

Essas modernizações prometem melhorar a acessibilidade e a maneira como as pessoas interagem com os seus dispositivos, oferecendo aos usuários uma experiência intuitiva que inclui assistentes virtuais.

Resumindo, chega de tocar, digitar ou deslizar telas. Em vez disso, o usuário se comunicará com a tecnologia tão naturalmente quanto faria com um amigo.

Fortalecimento do comércio eletrônico móvel também está entre as tendencias tecnológicas do setor

Ainda segundo o estudo da WebProNews, existem vários fatores que colocam o comércio eletrônico móvel como uma das tendências tecnológicas para o ano em curso.

Entre elas, a possibilidade de os consumidores poderem fazer compras em qualquer lugar, a qualquer hora, apenas com seus smartphones; e o advento de experiências personalizadas, pois os dispositivos móveis permitem marketing e promoções mais direcionados, criando uma experiência de compra totalmente individualizada conforme o perfil do consumidor.

Consequentemente, isso só reafirma a necessidade premente de as empresas de comércio eletrônico garantirem uma experiência de compra que priorize os dispositivos móveis e atenda às crescentes necessidades do mercado.

Outras tendências tecnológicas importantes

Completam o rol de tendências tecnológicas para o desenvolvimento de aplicações móveis esse ano:

  • A utilização massiva da inteligência artificial e do aprendizado de máquina;
  • O armazenamento, processamento e autenticação de dados das aplicações centrados na nuvem;
  • Uma ascensão dos chatbots;
  • A criação de aplicativos personalizáveis ​​para dispositivos dobráveis, com previsão global da venda de mais de 50 milhões de smartphones dobráveis, segundo a pesquisa Statista para 2024.

 

Veja também:

Tendências para 2024 que vão beneficiar fintechs e o comércio eletrônico

Tendências em pagamentos: o que vem moldando as transações na América Latina? (institutopropague.org)

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!