Tendências para 2024 que vão beneficiar fintechs e o comércio eletrônico

IA Generativa, embedded finance, fidelização do cliente, combate a fraudes e introdução de CBDCs tendem a impactar o dia a dia das startups de finanças e dos varejistas online, provocando profundas transformações.
Tendências para 2024 que vão beneficiar fintechs e o comércio eletrônico
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

O ano de 2023 foi marcado por evolução e desafios para as fintechs e para o comércio eletrônico, e o novo ano que se inicia não será diferente. Segundo analistas de mercado, as startups de finanças e os varejistas online precisam ficar de olho em algumas tendências para 2024 se quiserem se beneficiar e, consequentemente, acompanhar o ritmo das mudanças.

Desde a maior oferta de serviços financeiros digitais, passando pelo protagonismo que a inteligência artificial (IA) está apta a desempenhar, até o constante aprimoramento na experiência do consumidor e no combate a fraudes, as empresas devem estar preparadas para enfrentar um futuro complexo, porém mais conveniente, inclusivo e inovador.

A expectativa é de que as relações se aprimorem, transcendendo o que hoje são meras transações.

IA generativa tende a transformar a cadeia de valor em pagamentos

No contexto das tendências para 2024, a efervescência em torno da IA, sobretudo da IA generativa, que alcançou enorme popularidade em 2023, deverá continuar.

Na verdade, segundo análise publicada pela plataforma Fintech Fut, com os principais especialistas em fintechs, a IA generativa protagonizará as principais mudanças no setor.

Do lado das empresas, acredita-se que essa tecnologia estará profundamente enraizada em toda a cadeia de valor de pagamentos, antecipando melhorias na gestão de fraudes, transações em tempo real, avaliações de risco, experiência do cliente e conformidade com a regulação.

Já do lado do consumidor, avalia-se que a IA ajudará a gerir as finanças pessoais, fornecendo recomendações personalizadas, visando o seu bem-estar.

Há projeções, inclusive, do aparecimento de novas opções de crédito, como cartões de crédito preditivos, para os quais a IA será capaz de antecipar as necessidades de gastos dos consumidores com base no seu histórico comportamental. Assim, seria possível ajustar os limites de crédito e oferecer recompensas personalizadas.

Cartões serão protagonistas das finanças incorporadas

Outra tendência para 2024 é a oferta crescente do embedded finance, ou finanças incorporadas na tradução direta, pelas marcas.

Nesse cenário, os pagamentos continuarão funcionando como um elo vital entre empresas e consumidores, tanto em lojas físicas como no comércio eletrônico, onde os cartões de crédito integrados assumirão papel de destaque, proporcionando à clientela soluções sob medida.

Em artigo publicado na plataforma The Paypers, Lee Jones, CEO para o Reino Unido da Worldline, aponta que, por conta disso, os pagamentos não estarão mais restritos às transações financeiras.

Os pagamentos tendem a evoluir para um ecossistema abrangente de serviços financeiros baseado em conectividade e troca de dados para melhorar o relacionamento entre empresas e consumidores.

Isso pode trazer como resultado a facilitação de operações transfronteiriças e a introdução e aprimoramento de métodos de compras e de pagamentos inovadores.

Essa tendência, afirma Jones, é o que vai diferenciar os varejistas e abrirá caminho para o sucesso no universo altamente competitivo do comércio eletrônico.

Fidelização do consumidor segue entre as tendências para 2024

Ainda de acordo com o especialista, o consumidor deseja cada vez mais uma experiência memorável do início ao fim.

Muito além da conveniência, segurança e facilidade de uso das plataformas, o consumidor também espera gestos empáticos, contemplando preços justos, promoções atraentes, programas de fidelidade, entrega gratuita e políticas de devolução flexíveis.

Assim, se os comerciantes aproveitarem de forma eficaz os dados de pagamentos armazenados pelas empresas, analisando as preferências da clientela, oferecendo recomendações personalizadas, promoções direcionadas, observando suas avaliações, bem como garantindo um suporte ágil, é provável que observem aumento de engajamento e fidelização.

Combate às fraudes se valerá cada vez mais da tecnologia

Além disso, espera-se que a tecnologia permaneça como poderosa aliada por meio do suporte no combate às fraudes nas transações financeiras e no comércio eletrônico.

Na análise da Fintech Futures, os especialistas afirmam que a IA e a autenticação de dois ou mais fatores já melhoraram significativamente as medidas de segurança.

Em contrapartida, lembram que os cibercriminosos também estão usando a tecnologia para refinar seus golpes por meio da IA generativa, produzindo e-mails fraudulentos, anúncios e sites falsos cada vez mais convincentes.

Desse modo, o foco deve ser a identificação aprimorada do cliente, por meio de soluções tecnológicas fortemente voltadas para a redução dos riscos de fraudes e para a garantia da segurança das informações de pagamentos, consideradas altamente sensíveis.

CBDCs também têm seu potencial reconhecido entre as tendências para 2024

Por fim, o último item da lista de tendências para 2024 é a implementação das moedas digitais de banco central (CBDCs na sigla em inglês) em diversos países, impactando setores como fintechs e o comércio eletrônico.

Diante do número crescente de países em vários estágios de desenvolvimento de CBDCs, a previsão é de que essas moedas vão desempenhar um papel importante daqui para frente, especialmente quando se trata de reforçar a resiliência dos sistemas de pagamento.

O uso das CBDCs vem sendo apontado como um dos potenciais vetores para melhorar a inclusão financeira, com projeção de crescimento nas transações tanto em nível doméstico como internacional.

 

Veja também:

Fintechs encontram campo fértil no Brasil e país lidera uso de produtos financeiros na América

Comércio eletrônico e marketplaces: varejo tem mudança no modelo de negócios

América Latina e o futuro do comércio eletrônico

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!