Cips: conheça o sistema de pagamentos internacionais da China

Sob a supervisão do Banco Popular da China, a iniciativa visa não só reduzir os custos das transações e o tempo de processamento, mas também aumentar o uso global do yuan.
Cips: conheça o sistema de pagamentos internacionais da China
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Apesar de o dólar norte-americano ser a moeda de reserva internacional, o yuan também vem galgando posições à medida que o comércio dos demais países com a China avança. Atualmente, o yuan está na quarta colocação em participação nos pagamentos globais (3,2%), ainda atrás da libra e do euro, além do dólar, segundo o RMB Tracker da SWIFT de janeiro de 2022. Nesse sentido, uma das apostas dos chineses para aumentar tal participação é o Cross-Border Interbank Payment System (Sistema de Pagamento Interbancário Transfronteiriço, na tradução livre), também conhecido como China Interbank Payment System (Sistema de Pagamento Interbancário da China), o Cips.

Quando esse sistema foi lançado em 2015, alguns analistas de mercado chegaram a afirmar que poderia ser o meio pelo qual a China superaria as barreiras para a globalização do yuan. Entretanto, passados quase sete anos, o Cips ainda opera à margem do SWIFT, código que representa o principal sistema para pagamentos internacionais, que tem como moeda dominante o dólar dos Estados Unidos (EUA).

Porém, isso não quer dizer que o Cips não tenha avançado ou que não tenha potencial para crescer, de modo que é importante saber em que consiste o sistema chinês de pagamentos internacionais.

Cips: conheça o sistema de pagamentos internacionais da China

O que é o Cips?

O Cips entrou em cena com o apoio do Banco Popular da China (PBOC), que o supervisiona. Inicialmente um sistema de pagamentos e liquidação doméstico, passou a permitir transações internacionais em yuan a partir de outubro de 2015, conectando os mercados de compensação onshore e offshore e os bancos participantes.

Antes, a liquidação do yuan além-fronteiras era realizada por meio de um dos bancos de liquidação offshore da moeda em localidades como Hong Kong, Singapura e Londres. Isso também acontecia com a ajuda de um banco correspondente na China continental.

Mas à medida que o comércio e o investimento com o resto do mundo cresceram, o país resolveu expandir o Cips para pagamentos internacionais como um esforço não apenas de reduzir os custos das transações e o tempo de processamento, mas também para aumentar o uso global da moeda local.

Nem mesmo após o yuan passar por um aumento de sua inclusão na cesta de direitos especiais de saque do Fundo Monetário Internacional (FMI), em 2015 o uso global da moeda chinesa ainda não correspondia ao esperado.

Na verdade, a missão de internacionalizar o uso do yuan começou, ainda em 2009 com foco inicial na liquidação comercial. Contudo, ganhou mais importância depois que o país iniciou a ambiciosa estratégia de desenvolvimento batizada de “Belt and Road” (Cinturão e Rota na tradução direta), que envolve centenas de bilhões de yuans em investimentos chineses no exterior.

Quem usa o Cips?

De acordo com a mídia estatal chinesa, o Cips compensou e liquidou cerca de 80 trilhões de yuans (aproximadamente US$ 12,6 trilhões) em 2021, isso corresponde a uma elevação de 75% em relação ao ano anterior. Em fevereiro desse ano, a CIPS Co. Ltd., a empresa que opera o sistema, informou que 1.288 instituições financeiras em 104 países e regiões estão conectadas. Isso inclui 76 participantes diretos e 1.212 indiretos. Quando tudo começou eram apenas 19 participantes diretos e 176 indiretos de 50 países e regiões.

Entre os participantes indiretos, 936 são da Ásia (incluindo 540 da China), 164 da Europa, 43 da África, 29 da América do Norte, 23 da Oceania e 17 da América do Sul.

Além disso, conforme dados do Qichacha, um provedor chinês de informações que usa fontes oficiais de registro de empresas, o Cips conta com vários bancos internacionais como acionistas, a exemplo do Australia and New Zealand Banking Group, Bank of East Asia, BNP Paribas, Citi, DBS Bank, HSBC e Standard Chartered.

Ademais, a unidade do Standard Chartered Bank Ltd em Hong Kong disse, em comunicado de fevereiro de 2022, que se tornou o primeiro banco estrangeiro qualificado como participante direto do Cips fora da China continental.

Como o sistema funciona?

Os participantes diretos abrem uma conta no Cips e enviam e recebem mensagens diretamente pelo sistema. Enquanto isso, os participantes indiretos têm acesso aos serviços prestados pelo Cips por meio dos participantes diretos.

Contudo, por enquanto, o Cips ainda depende do SWIFT no que tange ao envio e recebimento de mensagens financeiras internacionais. Entretanto, alguns especialistas apontam que ele tem potencial para operar como uma ferramenta independente e possuir uma linha de comunicação própria ligando diretamente as instituições financeiras. No entanto, ainda não se tem um planejamento para que isso aconteça.

Em sua primeira fase, o Cips possibilitava que os participantes fora da China liquidassem transações em yuan diretamente com seus correspondentes chineses entre 9h e 20h, horário de Pequim, em dias úteis, sob um formato de codificação de acordo com a prática internacional.

Contudo, em 2018, de acordo com a Dow Jones Newswires, uma segunda fase do sistema juntou, incialmente, dez bancos chineses e estrangeiros para começar os testes para que o Cips passasse a cobrir horas de trabalho de diferentes mercados de todo o mundo. Ainda no mesmo ano, essa segunda fase já estava em plena operação. Mais recentemente, a operadora, adotou o ISO20022, o padrão global e aberto emergente para mensagens de pagamentos.

Como o Cips se compara ao SWIFT?

Além de uma possível alternativa ao Swift, o Cips também pode ser visto, apontam alguns especialistas, como uma opção ao Clearing House Interbank Payments System (Chips), outro importante sistema de mensagens financeiras internacionais, liderado pelos norte-americanos, com sede em Nova York.

A diferença, defendem bancos e empresas chinesas, é que o Cips pode servir como um sistema de mensagens sem o risco de expor suas informações de transações aos EUA.

Porém, até então, ele se mostra muito menor que o SWIFT, que é usado por 11.000 instituições financeiras em 200 países e regiões, incluindo quase 600 bancos chineses, contra apenas 1.280 instituições financeiras em 103 países e regiões, que é a base do Cips.

Atualmente, a sede do Cips fica no centro financeiro de Shangai, emprega mais de 100 pessoas e possui capital registrado, conforme sua operadora, no valor de 2,38 bilhões de yuans (aproximadamente 375 milhões de dólares).

Veja ainda:

Futuro dos pagamentos: caminhos para adequação à era digital

Transferências internacionais: EBA Clearing, Swift e TCH unem forças para acelerar transações

Transferências internacionais ganham novas regras no Brasil

Pix internacional: BC prevê pagamentos instantâneos para o exterior

Moedas digitais vão transformar pagamentos internacionais, segundo pesquisa do BIS

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!