Discussão de CBDCs avança: economias desenvolvidas lançam estudos sobre o projeto

Projetos de CBDCs, moedas digitais de Bancos Centrais, estavam bastante focados em economias emergentes, mas países desenvolvidos avançaram no tema nos últimos meses. No episódio de hoje comentamos como as principais economias mundiais pretendem desenhar seus projetos.
Discussão de CBDCs avança: economias desenvolvidas lançam estudos sobre o projeto
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

As CBDCs, moedas digitais emitidas pelos Bancos Centrais, ganharam força no debate internacional a partir dos projetos de economias emergentes, em especial países do Caribe e China. Recentemente, no entanto, economias desenvolvidas têm avançado na discussão. Especificamente, os Bancos Centrais da Inglaterra, União Europeia, EUA, Suíça, Suécia e Japão organizaram três relatórios em conjunto com o BIS para apontar a direção que devem ser seguidas para viabilizar projetos de CBDC.

Organizados em três volumes, desenho, adesão do consumidor e impactos na estabilidade financeira, o material também é importante por sinalizar que esses países têm trabalhado o tema de maneira coordenada. No Cashless dessa semana, comentamos o conteúdo de cada um desses relatórios para deixar mais claro qual seria a estrutura básica de uma CBDC emitida por algum desses países.

Ouça o episódio no Spotify.

Apresentadores:

  • Carlos Ragazzo – Presidente do Conselho do Instituto Propague, Professor da FGV Rio e Ex-Superintendente Geral do CADE.
  • Bruna Cataldo – Pesquisadora do Instituto Propague e doutoranda em economia.

Leia também: Moedas digitais: entenda o que são criptomoedas, stablecoins e CBDCs

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!