Transferências internacionais: EBA Clearing, Swift e TCH unem forças para acelerar transações

Com o apoio de 11 bancos, 3 das maiores empresas privadas do ecossistema de pagamentos estão colaborando em uma nova iniciativa para agilizar as remessas de dinheiro entre países e tornar o processo mais fácil.
Transferências internacionais: EBA Clearing, Swift e TCH unem forças para acelerar transações
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Fazer e receber pagamentos internacionais de forma simples e no menor tempo possível, assim como já acontece em nível nacional, tem sido uma expectativa cada vez maior de pessoas e empresas de vários países. Recentemente, as autoridades monetárias de Malásia e Singapura divulgaram que já estão testando transferências internacionais entre seus territórios utilizando apenas o número do celular. No Brasil, essa possibilidade vem sendo aguardada com a futura implementação do PIX internacional. Enquanto isso, mais uma iniciativa surge nessa direção. Com o apoio de bancos norte-americanos e europeus, empresas como a EBA Clearing, SWIFT e The Clearing House (TCH) uniram forças para viabilizar pagamentos transfronteiriços tão rápidos e fáceis quanto os realizados internamente nos países onde os bancos apoiadores atuam.

As três empresas, que pertencem ao setor privado, concluíram uma prova de conceito inicial do que estão chamando de Immediate Cross-Border Payments (IXB), ou Pagamentos Transfronteiriços Imediatos, na tradução livre para o português. Segundo comunicado à imprensa, o IXB conta com o apoio de 11 bancos que contribuíram para o projeto, sendo que desses, sete participaram da prova de conceito, que demonstrou o sucesso da troca de mensagens de pagamento e recebimento.  São eles: Bank of America, Grupo BBVA, Citi, HSBC, Intesa Sanpaolo Bank, J.P. Morgan e PNC Bank. Além dessas instituições, o Crédit Agricole, o Deutsche Bank, o ING, e Societe Generale também fazem parte do projeto.

Resultados do IXB para transferências internacionais

De acordo com o comunicado, a prova de conceito mostrou que o IXB poderia “sincronizar a liquidação em um sistema de pagamento instantâneo com a liquidação no outro e converter mensagens em tempo real entre os dois sistemas”. Além disso, as empresas responsáveis pelo projeto adiantam que a iniciativa poderá ser desenvolvida para mais moedas e regiões, assim como poderá envolver pagamentos de alto valor, com maior eficiência de liquidez.

Até porque, explicam, a prova de conceito do IXB revelou que os sistemas de pagamento instantâneo regionais existentes podem ser aproveitados para transferências internacionais e assim fornecer aos participantes de instituições financeiras de todos os portes acesso a uma solução para pagamentos transfronteiriços sem a necessidade de construir e conectar-se a uma rede separada.

Nesse sentido, afirmam, “ao tirar proveito da infraestrutura, tecnologia e padrões já em uso, o IXB pode ajudar a satisfazer, em curto prazo, as expectativas dos clientes em todo o mundo por uma maneira simples e mais transparente de enviar pagamentos internacionais”. Além disso, destacam as três empresas, o IXB utiliza os padrões de mensagem ISO 20022, o que permite inovação e aumento da concorrência.

Ao mesmo tempo, asseguram ainda as três empresas, os principais atributos do projeto estão totalmente alinhados com as áreas de foco relacionadas à velocidade, acesso, custo e transparência, delineadas pela Comissão de Infraestruturas de Pagamentos e Mercado (CPMI), pertencente ao Banco Internacional de Compensações (BIS) e do Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) a fim de melhorar as transferências internacionais.

Expectativas sobre o ecossistema de pagamentos

Ao comentar sobre a iniciativa, Russ Waterhouse, vice-presidente executivo para Desenvolvimento de Produto e Estratégia na TCH, disse que “aproveitando a rede RTP nos Estados Unidos e RT1 na Europa, junto com formatos de mensagem ISO 200022, o IXB demonstra que uma capacidade de pagamentos internacionais mais rápida é possível e pode ser entregue usando a tecnologia existente”.

Ainda de acordo com ele, “ao utilizar esses sistemas de pagamentos mais rápidos, as instituições financeiras podem alavancar processos, protocolos e tecnologia para tornar a experiência do usuário perfeita em todos os tipos de pagamento, sejam domésticos ou internacionais”.

Em complemento, Erwin Kulk, chefe de Desenvolvimento e Gerenciamento de Serviços da EBA Clearing, afirma que “o IXB demonstra como o atual ecossistema de transferências internacionais pode ser aprimorado e tornado adequado para novos negócios de alto volume 24 horas por dia, sete dias por semana”. “Além do que, em combinação com um pedido internacional de pagamento, suas aplicações potenciais seriam ilimitadas”, destaca.

Ademais, lembra David Watson, chefe de Estratégia Oficial da SWIFT, “vincular infraestruturas de mercado e instituições financeiras é um pilar fundamental de nossa estratégia para permitir transações instantâneas e sem atrito em todo o mundo, e um dos principais blocos de construção no roteiro global da CPMI para melhorar os pagamentos internacionais. “Como uma parte neutra com alcance mundial que trabalha com players de todo o ecossistema financeiro, a SWIFT está em uma posição única para apoiar essa parceria e outras iniciativas similares em todo o mundo”, avalia.

Para as próximas etapas do IXB, as três empresas planejam oferecer um modelo que possa ser replicado em outros corredores de moeda, além dos dois lados do Atlântico, assim como sistemas de pagamento, na expectativa de que a iniciativa abra oportunidades ainda maiores no que diz respeito a transferências internacionais para instituições financeiras e seus clientes em escala global.

Veja também:

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!