Geração Z: o que marcas e varejistas precisam saber

Com forte inclinação para atividades online, inclusive para compras no ambiente virtual, essa nova geração de consumidores apresenta características e comportamentos diferentes em relação a outras gerações.
Geração Z: o que marcas e varejistas precisam saber
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Segundo uma análise da PYMNTS, publicada em janeiro de 2024, a compreensão dos consumidores da Geração Z é tão crucial para o sucesso dos negócios quanto considerar tecnologias como a inteligência artificial (IA).

Pertencentes à primeira geração digitalmente nativa, os nascidos no final da década de 1990, aponta a publicação, dão forte preferência a atividades online, dentre elas, fazer compras.

Além disso, tendo amadurecido em meio à recente instabilidade econômica global, a Geração Z demonstra ser financeiramente mais consciente e tem como hábitos pesquisar e comparar preços online além de procurar ativamente descontos e marcas que ofereçam uma combinação de qualidade e preço acessível.

Portanto, reconhecer tais características e comportamentos é fundamental para marcas e varejistas no desenvolvimento e implementação de estratégias de marketing e vendas.

A estreita relação entre consumo e redes sociais

Considerando dados da PYMNTS Intelligence, de maio de 2023, a publicação destaca ainda que 68% dos consumidores da Geração Z pesquisaram produtos nas redes sociais  no período. Além disso, 22% deles chegaram a concluir uma compra, sendo a maior taxa de conversão entre todas as gerações.

Adicionalmente, três em cada quatro consumidores da Geração Z afirmaram planejar fazer compras por meio dessas redes, em comparação com menos da metade da amostra que considera todas as gerações.

Nesse contexto, Instagram e TikTok foram as redes sociais mais utilizadas por esses consumidores para navegar e adquirir produtos, especialmente roupas e itens de beleza.

E como a Geração Z é a que mais se preocupa com o volume de gastos, a PYMNTS disse que é um hábito comum a busca por descontos e outras promoções.

Como a Geração Z prefere pagar por suas compras

Outra informação importante para as marcas e o varejo diz respeito à forma como os consumidores dessa geração lidam como os métodos de pagamentos existentes.

Conforme a PYMNTS, assim como em outras gerações, existe uma grande dependência dos cartões de crédito. No entanto, devido ao fato de não terem acesso ao crédito em uma idade mais jovem, essa geração ainda os utiliza em menor escala.

Ainda segundo os dados da PYMNTS Intelligence, de maio de 2023, apenas 42% da Geração Z usam cartões de crédito para pagamentos, contra 74% dos baby boomers (nascidos entre 1960 e 1970).

Nesse cenário, constatatou-se uma maior adesão da Geração Z ao BNPL (sigla em inglês para Compre Agora, Pague Depois), com cerca de 14% desses consumidores já utilizando ativamente a modalidade.

A explicação para esse comportamento, segundo a publicação, pode estar associada às taxas dos cartões, o que incentiva a redução do uso desse método de pagamento, assim como dos empréstimos pessoais, possivelmente levando mais pessoas a preferir o BNPL.

Ainda de acordo com a PYMNTS Intelligence, 39% da Geração Z usam esse método para adquirir roupas, sugerindo que seus integrantes tendem a acessar mais opções de crédito para aquisição de itens não essenciais.

O forte apelo das ofertas vinculadas aos cartões

Por fim, a PYMNTS traz insights do estudo “Leveraging Item-Level Receipt Data: How Card-Linked Offers Drive Customer Loyalty” (“Aproveitando dados de recebimento em nível de produto: como as ofertas vinculadas a cartões impulsionam a fidelidade do cliente”, na tradução direta), publicado em setembro de 2023.

A partir de uma entrevista com mais de 2.000 consumidores norte-americanos da Geração Z, a pesquisa revelou que 23% dessas pessoas utilizaram programas de ofertas vinculados a cartões para produtos específicos nos 12 meses anteriores à veiculação da pesquisa, com 22% tendo utilizado programas ligados a comerciantes.

Consequentemente, comparando com as demais faixas etárias, a Geração Z é a que mais se destaca no uso de ofertas de produtos vinculadas a cartões.

E apesar de compor apenas 13% dos compradores fiéis e 19% dos novos clientes, a Geração Z apresenta um alvo potencial para relacionamentos de longo prazo com as marcas.

Logo, aponta a análise da PYMNTS, recompensas personalizadas e ofertas relevantes vinculadas a cartões são capazes de atrair e envolver a Geração Z, promovendo a fidelidade e aumentando as vendas.

 

Veja mais:

Consumo consciente: novos hábitos surgem com a pandemia e a geração Z

Como os Millennials influenciam o futuro bancário!

Conectando-se com a Geração Z: existe lealdade à marca na era digital?

Geração Z e as finanças: ser digital é apenas o primeiro passo

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!