CBDC e dinheiro móvel: como essa sinergia beneficia o mercado de pagamentos

A integração entre as tecnologias pode trazer um novo patamar de eficiência de liquidação interoperável, conveniência, segurança, bem como de inclusão e estabilidade financeira.
CBDC e dinheiro móvel: como essa sinergia beneficia o mercado de pagamentos
Data
Autor
Equipe Propague
Produto
Compartilhar

Sempre que uma tecnologia de pagamento é lançada, é comum surgirem questionamentos sobre as suas diferenças e vantagens em relação aos métodos de pagamentos já existentes. Com a moeda digital de banco central (CBDC na sigla em inglês) não é diferente. Mesmo diante de sua capacidade disruptiva, ela costuma ser comparada ao dinheiro móvel ou, mais precisamente, aos pagamentos móveis.

Porém, o que se observa é que, embora se diga que a CBDC difere de qualquer outra opção de pagamento, entre semelhanças e diferenças, ela e o dinheiro móvel são, na verdade, uma combinação perfeita.

Em outras palavras, a implementação de uma CBDC integrada aos serviços e sistemas de dinheiro móvel pode trazer um novo patamar de eficiência de liquidação interoperável, conveniência, segurança, bem como de inclusão e estabilidade financeira. É o que defende Athu Karume, presidente de mercados para a África da eCurrency.

Em um artigo publicado na plataforma The Paypers, ele chama a atenção para a sinergia existente entre as duas formas de pagamento, enfatizando que as inovações possibilitadas por ambas as tecnologias estão aumentando a conveniência do consumidor e ajudando a solucionar questões complexas do setor.

Um cenário proeminente especialmente no continente africano, onde a pesquisa e o desenvolvimento de CBDCs se espalharam em países da parte oriental e ocidental.

A introdução de serviços de dinheiro móvel na região revolucionou a forma como os pagamentos eram feitos e melhoraram muito a facilidade e o custo das transferências de dinheiro e do comércio ponto a ponto, segundo Karume

Agora, com a CBDC, é possível oferecer oportunidades para tornar o dinheiro móvel ainda mais útil e eficiente, melhorando o caminho para a inclusão financeira.

A importância da integração entre CBDC e os serviços de dinheiro móvel

De acordo com Karume, os serviços de dinheiro móvel em curso fornecem canais importantes e eficazes para alavancar a adoção da CBDC e, em contrapartida, estimular a confiança e a preferência do consumidor em manter seus fundos diários e pagamentos digitais nesses serviços.

Além disso, por meio da CBDC, os provedores de serviços de dinheiro móvel podem reduzir sua exposição a acordos, explorar novos segmentos de usuários e aumentar o volume de transações. Tudo isso, mantendo, em geral, sua base de assinantes, canais de interação, configuração de operação e infraestrutura técnica existentes.

Ao passo que o banco central será capaz de obter uma compreensão granular e em tempo real do volume de CBDC que circula nos sistemas de dinheiro móvel, fornecendo informações valiosas para a tomada de decisões políticas e a supervisão da conformidade.

Ao mesmo tempo, Karume ressalta que as políticas monetárias e implicações inflacionárias da CBDC são limitadas, pois os preços dos ativos, valores de garantias e taxas de câmbio não são alterados.

Desse modo, a base monetária é controlada e os arranjos de definição de políticas existentes são mantidos. Enquanto isso, o acesso a dados digitais em tempo real melhora a formulação de novas políticas.

Garantias da integração de tecnologias

Athu Karume também destaca que ao incorporar a CBDC aos seus serviços, os provedores de dinheiro móvel oferecerão aos usuários a capacidade de manter seus fundos como se encontram ou atualizá-los para CBDC.

Vale ressaltar que os fundos em CBDC são 100% garantidos pelos bancos centrais e as transações são liquidadas instantaneamente como dinheiro, mesmo entre prestadores de serviços distintos.

Afinal, o valor fundamental de uma CBDC é sua capacidade de atuar como um complemento digital direto para o dinheiro, dada a sua denominação equivalente a uma moeda soberana nacional.

Dessa forma, ele afirma que indivíduos, comerciantes e empresas de dinheiro móvel habilitados para CBDC terão mais proteção de seus fundos, maior disponibilidade, mais casos de uso e eficiência dos serviços.

Com efeito, conclui, os provedores de dinheiro móvel só têm a ganhar ao fazer a interface de seus sistemas e aplicativos com plataformas de CBDC para atualizar suas operações de envio e recebimento dessas moedas em todas as modalidades de serviços financeiros, sejam eles domésticos de varejo, atacado e transfronteiriço.

 

Veja mais:

Moedas digitais: como afetam o sistema financeiro e as soluções dos bancos centrais

Pagamentos com CBDC: bancos centrais avaliam moeda digital interoperável

Sistema monetário: futuro digital passa por CBDCs e não criptomoedas

Pagamentos digitais atingem 76% das transações no Brasil: entenda o fenômeno

Todos os produtos

Quer se
aprofundar mais?

Com uma linguagem simples de entender, as análises do Instituto Propague vão te deixar por dentro dos principais temas do mercado.

Leia agora!